domingo, 8 de maio de 2011

MATEMÁTICA [A2]: divisão e multiplicação de polinômios

* Este post é rico em imagens para facilitar a compreensão, assim como podem ser impressas facilmente. 

Como já fomos informados, é importante que nós já estejamos estudando a matéria, assim como entendendo parte deste objetivo, pois novos detalhes serão acrescentados na próxima semana. E, como no caso principal da matemática, se não entendemos o princípio, com certeza não entenderemos desde então.


Multiplicação de polinômios

A multiplicação de polinômios tem uma regrinha básica: todos os fatores devem ser multiplicados.


Observem o exemplo anterior. As regras anteriormente aprendidas ainda são válidas: somar os expoentes, em caso de parte literal igual, que, no caso é o x. Assim como vimos ano passado, ainda é válido o jogo de sinais ( + com + e – com – é resultado positivo [+]) (+ com – e – com + é resultado negativo [-]) no caso de multiplicação e divisão.
Ainda assim, tudo irá se complicando aos poucos.




Como puderam perceber anteriormente, novos polinômios serão acrescentados, em uma grande expressão – que também adquirirá a divisão – o que o tornará complicado. Porém, se tudo é compreensível desde então, fica mais fácil para mais tarde, onde encontraremos estes grandes cálculos.





A divisão de polinômios, pelo menos até o momento é o polinômio pelo monômio, pois ainda não aprendemos em si a “divisão de polinômios”. Observe como se faz uma divisão básica de polinômios:


Assim como as regras básicas encontradas acima, é aconselhável transformar a divisão na forma de fração, por ficar mais fácil de ser compreendido os cálculos. Como na multiplicação, há complicações, os quais poderão existir ainda mais monômios, o que transformara o cálculo em algo mais extenso.

Outras dúvidas podem ser tiradas em baocontato@hotmail.com; outros posts serão feitos quando houver um outro conteúdo da matéria. O resumo estará igualmente presente na barra lateral, em atalhos.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...