segunda-feira, 25 de julho de 2011

Matemática [B2]: realização de sistemas através da soma

Em Matemática, há a resolução de sistemas - ou seja, duas equações, que apesar de possuirem duas icógnitas, é possível descobrir o valor de cada uma das letras (ou parte literal). Já foi observada a técnica da substituição, que pode ficar complicada dependendo da equação. Há também a forma geométrica, a qual é também algo complexo e demorado, mas que é uma forma de conferir se sua resposta está correta.
Agora é possível realizar sistemas através da soma. No começo, é um pouco difícil de enteder - mas, mais tarde, poderá ser sua opção de cálculos! Para você, que ainda não entendeu, confira esta postagem, e preste atenção nas próximas aulas, as quais, provavelmente, terão as explicações do tal conteúdo. Além disso lembramos que o trimestre encerarrá no dia 19 de agosto, e tirando essa semana, teremos apenas mais três. O que significa que teremos muitas provas ainda por vir, e, entre elas a cada semana, uma prova de Matemática. Espertem-se porque nelas haverá os mais novos conteúdos - polinômios, por exemplo, aprenderemos até sexta.



Observe a imagem ao lado.  É como se um +, entre o 8 e o 2, somassem as duas. É claro que é possível fazer a partir da substituição, que, pelo menos no momento aparenta-se ser mais fácil.
Somando: x + x + y - y = 10
A parte em negrito é a parte crucial na hora de realizar este método. É necessário que uma letra cancele a outra, como no caso. Assim: 2x = 10 | x = 5.
Notaram como foi muito mais fácil?
Lembrem-se que, em sistemas, não há apenas uma resposta ao final. Devemos de descobrir as duas letras que, no caso, são x e y.  Utilizando qualquer uma das equações ali, e, dependendo da situação é possível fazer uma substituição mental: troque o x pelo 5. 5+ quanto que = 8? A resposta, obviamente, será 3. Se quiser, faça o mesmo com a segunda equação (é uma forma de comprovar que a sua resposta, realmente, estará correta): 5 - quanto = 2? Então obteremos novamente o 3. Resposta final: x = 5, y = 3 (5, 3).

O exemplo acima foi um exemplo bastante simplificado, ou seja, apenas para o utilidade de facilitar a compreensão inicial. É claro que, mais tarde, haverão complicações como as mostradas em sala hoje. Afinal, como vocês virão acima - ou pelo menos deviam de ter percebido - é necessário o cancelamento de uma das letras; por esse motivo, é claro que precisaremos de equações como as acima.
Não, isso não é verdade.
Observe o exemplo ao lado:
Para você resolver a equação, você precisará escolher uma letra para cancelar. Nesse caso, esta claro que é melhor escolhermos o x. Mas como cancelá-lo? Escolha uma das equações (no caso foi a primeira) e multiplique por -1. É óbvio que precisamos do -, porque afinal o motivo principal é cancelar. Assim: -x -y = -15
Somando as duas equações: -x+x-y+2y=20-15 parte em negrito mostra, claramente, o cancelamento da parte literal x. Como podem perceber, teremos então o resultado de y = 5. A seguir, escolha uma das equações. Na primeira: quanto+5= 15? Teremos a resposta 10. Para conferir a resposta, se quiser, parta para a próxima equação. Então quanto+10= 20? Obteremos o resultado 10, assim como na anterior.

O assunto irá se complicar mais tarde. Poderemos fazer novos posts sobre este conteúdo em si. Enfim, se tiverem dúvidas, faça um comentário. @bomalunoonline. baocontato@hotmail.com.



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