quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matemática [B2]: aprendendo sobre sistemas

Agora no objetivo B2 estamos aprendendo a resolver sistemas, ou seja, equações com duas incógnitas. Como todos já viram, é um tanto confuso entender o tal conteúdo, e até mesmo seus próprios cálculos. Enfim, é necessário montar um bom esquema e deixar seus cálculos sempre visíveis para entender como chegou ao resultado.
Formulamos um resuminho que pode facilitar a sua compreensão :)



Antes de tudo, os cálculos serão feitos com base em um enunciado, que pode ou não conter de cara as duas equações que serão utilizadas. Para começar, preste atenção nas equações escolhidas:






A chave na imagem presente é extremamente essencial para resolve-la. Caso não há coloque em avaliações, pontos poderão ser descontados.
Mas, que seja, vejamos a forma de resolução passo a passo.

1 º passo: escolha uma das orações para isolar o x ou y. Neste caso, qualquer uma "serve"; porém, em próximas futuras e mais complicadas, escolha sempre em que aparenta-se ser mais simples, aquela que [se puder evitar] não vai virar fração ou decimal. Ok, aqui a primeira foi escolhida: x+y = 40. Você pode isolar o x.      x = 40-y
2º passo: agora você vai fazer o cálculo da segunda equação, ou aquela que ainda não foi utilizada. Como seria totalmente impossível fazer resolução com duas letras, então faremos pela parte de substituição. Isso significa que, no lugar de x iremos colocar 40-y, o resultado encontrado anteriormente. Assim:           40-y-y = 20
                                                                      -2y = -20
                                                                          y = 10
3º passo: a maioria das pessoas poderia dizer que o exercício já está encerrado, mas o grande problema é que poucos se lembram que precisamos encontrar um par ordenado, e consequentemente dois valores (o x e o y). Então iremos fazer substituição novamente. Sabem aquela equação que encontramos no 1º passo? Agora o y poderá virar 10, e poderemos encontrar facilmente o valor de x:                    x = 40 - 10
                                                                                                  x = 30
4º passo: você encontrou o par ordenado (30, 10) - lembrem-se sempre que o primeiro par ordenado é sempre o x -, mas, apesar de não obrigatório, é possível verificar se a sua resposta está certa. Isso acontece fazendo novamente substituições.
                                    30+10 = 40 
                                    30 - 10 = 20
5º passo: com as respostas já conferidas, você já terminou o exercício! :O


Faremos outros posts quando tivermos mais conteúdo. Desde já, e-mails pra gente viu?

2 comentários:

kauana morais disse...

Sobre A matematica [b2] aprendendo sobre sistemas
Entao eu queria saber e quando tem um sistema com um numero tipo esse=
x+3y=12
x-y=1 ?? esse 3 ali com o y ?

Juliano Cardoso disse...

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