domingo, 10 de abril de 2011

Matemática: [iniciando] o estudo de polinômios


Estamos agora ampliando o nosso conhecimento. Sabemos que nem sempre é possível adicionar e subtrair monômios; afinal, só é possível chegar a uma resposta final com um só monômio se eles forem semelhantes (algo que estávamos vendo há pouco tempo):
3xz+4xz-2zx = 5xz

Agora está ficando fácil entender que, às vezes, chegaremos a uma resposta sim, que na verdade vai ser uma soma – mas que mesmo assim é uma simplificação:

4xy+xy²-3xy+1=
xy+xy²+1

Como observamos acima, chegamos ao resultado final de xy+xy²+1. Poderíamos sim, chegar a um valor numérico final se o exercício dissesse o valor de cada letra da parte literal. Digamos que x= 1 e y=2

xy+xy²+1
(1.2)+ (1.[2]²)+1
2+ (1.4) +1
2+4+1
= 7
É bom estar sempre fazendo e refazendo os exercícios do livro, em seu caderno de estudos (ou então numa folha qualquer, apenas para exercitar em si, algo que você não vá utilizar mais tarde). Fique sempre atento à correção, e busque tirar as suas dúvidas.
Outro caso, como já estamos bastante acostumados a escutar, é que temos que entender o conteúdo desde o início, se realmente quisermos passar para a oitava série no próximo ano. Afinal, é verdade, os conteúdos vão se complicando pouco a pouco, algo que até mesmo aqueles que mais competentemente realizam exercícios e estão bons de nota, sentem. Imagine, então, que você esteja totalmente desinteressado: não preste atenção nas aulas, não faça as tarefas de casa, suas notas sejam totalmente abaixo da média, etc., é um modo simples de se identificar que, provavelmente, você não irá tão bem assim no próximo conteúdo. Dessa forma, tire suas dúvidas desde já – e se ainda sentir que não está sabendo direito o conteúdo, busque mais recursos: professores particulares, sempre comparecer ao plantão de dúvidas, etc.
Se caso não tenha entendido ainda o conteúdo passado (monômios semelhantes/ teorema de Pitágoras / equação de primeiro grau) precisa buscar ajuda. Para todos no geral, é importante estar revisando os conteúdo já vistos, apenas para “saber se lembra” e para bem aplicá-los mais tarde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...