domingo, 10 de abril de 2011

Algumas dicas...

... Simples e fáceis

Quando se trata de tarefas de casa, estudar, colégio, acordar cedo... Tudo vira uma coisa chata – e é, se você for reparar que nunca está com vontade de estudar – mas é preciso fazer adequações. Quer dizer, não significa que estudar, fazer tarefa e tudo mais só por ser chato é que você vai deixar de fazer. Pelo contrário, é sinal de que você tem que adotar novas regrinhas de estudo: estudar depois do jantar, ou então ter sempre um pratinho com biscoitos ao seu lado. Como sempre dissemos, não há uma regra na hora de estudar; cada um tem a sua melhor forma: lendo, decorando, apenas prestando atenção nas aulas...
E este post poderá apenas lhe auxiliar: faça tal coisa ou aquilo lá, porque pode ser melhor pra você, e, como sempre, o blog deixa sempre em tom opcional.
-
1 – É preferível que se estude logo depois da tarefa de casa. Se você fizer lá pelas duas horas da tarde a tarefa e pelas sete pense em estudar, pode perceber que, no final das contas, você não vai acabar estudando... não vai ter prova amanhã mesmo!
2 – Há sempre aquelas regrinhas do tipo: ah, a cada 50 minutos deixe o seu estudo e vá fazer o que quiser... em 10 minutos. Pra falar a verdade, não tem como formular um tempo mínimo ou um tempo máximo para se estudar. Isso acaba dependendo da matéria, do conteúdo, das suas dúvidas, da possibilidade de prova, etc. Mas, o que é mais aconselhável é deixar o seu turno de estudos só depois que você já tiver acabado uma matéria. Supondo que você tenha estudado matemática, Pitágoras, em trinta e cinco minutos, tudo bem; agora aproveite e dê uma descansada. Há quem diga que fechar os olhos e dar uma relaxada é bom, mas isso novamente depende de cada um. Outro fato importante: nestes dez minutos NÃO VÁ na televisão, no computador, dar uma olhada no joguinho no iPod... Mesmo que todo mundo ache que só pode servir pra isso o minúsculo intervalo, é bem o contrário. O objetivo dele é fazer você relaxar, apreender tudo aquilo que acabou de estudar, tomar uma água, sentar um pouco no sofá – e sair do seu quarto. Caso você fique achando que vai se dar bem fazendo tudo que foi falado para não fazer, bem, você vai reparar que os dez minutinhos acabaram se transformando em quarenta minutos. É justamente por esse motivo que você deve se distanciar de objetos/aparelhos que te distraiam.
3 – Você pode pensar que precisa necessitadamente de um lugar arejado, sem barulho nenhum, para poder estudar. Mas isso depende muito; como já citamos no blog no ano passado, estudos já comprovaram que alunos conseguem estudar ouvindo rock ou então assistindo teve, lendo um livro, ouvindo música tudo ao mesmo tempo. Com você, não há comprovações. Basta fazer algumas análises: estudar com música proporcionou-lhe algum rendimento superior ao anterior? Você conseguiu decorar mais, e ir melhor na prova por causa disso? Se sim, ótimo. Cada um consegue estudar de uma forma diferente, e o mais longe de possível do que te distraía é sempre bom – como tantas vezes já repetimos! – e isso vai do seu celular até o clipes que está na escrivaninha.
4 – Existem várias formas de se estudar, logicamente. Se quiser ter cada vez mais um rendimento aprimorado, realmente tendo conhecimento sobre os assuntos, é bom que tudo vá além dos livros, das aulas, e do caderno. Estas são as formas básicas de estudo. Dependendo de cada um, gráficos, resumos, desenhos, poderão auxiliá-lo. Também é bom buscar outros sites que poderão te auxiliar (como o bao!), como também outras pessoas: colegas, pais.
5 – Não adianta começar a estudar apenas com o que tem no caderno. Em parte, você vai boiar – principalmente quando o conteúdo não estiver no caderno – e, portanto, antes de qualquer outra coisa, é altamente necessário prestar atenção nas aulas. E isso quer dizer: correções, explicações, slide-show, entre outros. Tem vezes que o professor nem sempre põe no quadro tudo aquilo que fala; e se tem a ver com algo que ele tinha acabo de passar (mas em explicações bem amplas e pouco objetivas) é sempre bom acrescentar. Quanto mais material de estudo, melhor.
6 – É possível dizer que tudo depende de organização quando se quer estudar. É uma organização no geral: aonde você coloca os materiais, a forma como você os organiza em sua mala, a forma de grifar livros e textos, a forma que você escreve no caderno (coloridos, pulando linha), e não se esquecer de adicionar datas, títulos, e o objetivo (A, B, C) logo ao lado do título.
7 - Como muitos dizem, estudar diariamente é necessário. Você escolhe as matérias, e existem duas formas diferentes de começar:
→ pela matéria de maior dificuldade: pois você não vai deixar o pior para mais tarde; afinal, você pode acabar "abandonando" os estudos antes do tempo, só por achar que estudar é desnecessário. Portanto, comece com o mais complicado antes.
→ a matéria de maior dificuldade, por último: se você aguenta, realmente, ficar até tarde estudando, ou pelo menos cumprir a sua norma de estudos, então deixe a mais díficil para depois. Você vai acabar decorando mais facilmente a última, e, portanto, a tal que você tem a maior dificuldade.

-
Aproveite enquanto dá tempo de estudar! Muitos professores sempre citam que tudo ainda vai se complicar mais tarde, passam muitos trabalhos, muitas lições e muitos conteúdos de uma vez só – mas, claro, que tem o objetivo de fazê-los ESTUDAR. É importante dizer que quase todo mundo tem um melhor desenvolvimento no primeiro trimestre, afinal, é totalmente pós-férias, e longas férias... Diferentemente do segundo e do terceiro trimestre: cansaço, esperançosamente esperando as férias de dezembro (bem mais do que esperava as férias de julho em fevereiro) o que faz com que deixemos de estudar basicamente.
Se quiser saber como andou seu desenvolvimento escolar trimestral em relação ao ano passado, basta fazer médias. É possível fazer gráficos, para exemplificar os fatos – o que fica bem mais fácil de identificar a diferença entre, percentualmente, um trimestre e outro. Se quiserem, enviem um e-mail para baocontato@hotmail.com, com todos os objetivos do ano passado (Port.: a1,b1,c1, Matem., Geog., etc) e mandaremos o gráfico por e-mail em até duas semanas. É uma forma interessante de observar como você vai bem ou vai mal nos trimestres – para identificar os erros, e fazer melhoras mais pra frente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...