sábado, 2 de abril de 2011

Matemática: aprendendo sobre polinômios

Aprender sobre monômios semelhantes, antes de tudo, é importante. É uma forma básica de fazer soma, subtração, divisão e multiplicação entre eles, e a partir de agora adicionar essa parte já vista com parte literal diferente; é importante também lembrar-se de conteúdos de anos passados, tratando-se de potência. Afinal, grande parte das regrinhas aprendidas anteriormente agora são postas em prática na álgebra. Se você foi mal na prova (falaremos sobre ela em um tópico mais abaixo) em algum objetivo, seja ele qual for, é bom já ir revisando o conteúdo, afinal, tudo vai se juntar mais tarde.
A álgebra, como o blog já falou antes, e como as expressões numéricas que víamos antigamente, e que agora a parte numérica e substituída por literal. Agora vejamos.
RESUMO
A partir de agora estamos fazendo cálculos com parte literal diferente. Não vai ser sempre possível chegar a apenas um número final, dependendo da parte literal. Pelo que estamos aprendendo no momento, é possível fazer determinados cálculos em relação ao expoente da parte literal. Lembrando que é necessário fazer os cálculos separadamente (coeficiente e parte literal). Observe.
MULTIPLICAÇÃO
2x² . x . 2x³ . x . 2x . x³
Na multiplicação, basta multiplicar os coeficientes (números que vem na frente da parte literal). Ou seja: 2. 2. 2 = 8. O próximo passo é, na MULTIPLICAÇÃO em particular, somar os expoentes. Lembrando que a parte literal que não tem expoente significa, na verdade, que o expoente é 1 e é claro que devemos somar. Assim: 2+1+3+1+1+3 = 11. No final: 8x¹¹
DIVISÃO
4x³ / 2x / 2x¹
Na divisão, primeiramente, dividimos os coeficientes. Assim: 4/2/2 = 1. Depois, por ser DIVISÃO, devemos subtrair os expoentes. Assim: 3-1-1= 1. A resposta é x.

Atualmente, sabemos que não podemos chegar a um resultado final, tanto da subtração, tanto na soma. Observe:
SOMA
2x²+2x³
O resultado final permanece sendo a soma.
SUBTRAÇÃO
2x³-2x²
O resultado continua sendo o cálculo da subtração.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...