quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

2012! Dicas para o ano letivo.




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E 2012 já está aí...
Nova série, novos conteúdos, novas conquistas.

E 2011 já passou. Muito rapidamente, por sinal. Os votos de prosperidade e mudanças já foram realizados horas e minutos antes de 2012 começar. Porém, é bastante provável que muito pouco tenha sido realizado, considerando que nós, acima de tudo, somos os responsáveis para tornar os nossos sonhos realidade - e deixamos tudo para mais tarde, preguiçosamente. 
Agora, 2012, nova série, novos conteúdos. E quem não estudou tanto, precisa de mais esforço. Quem não ligava para as notas baixas, agora precisa ligar. Quem ficou de recuperação, agora precisa fazer o máximo para não ficar.
No mais, o certo é dar uma olhada em tudo que fez, e deveria te der feito no ano passado, para assim conseguir aprender com os próprios erros, e dar a volta por cima neste novo ano. Confira passos simples, abaixo:

Este, na realidade, é um ótimo princípio: faça a sua média trimestral e anual. É interessante fazer isso, logo no final do ano, para ver se, no geral, a sua nota foi boa ou não, acima da média ou não. Desta forma, é bastante fácil perceber em que trimestre/bimestre você mais se dedica aos estudos, ou que, pelo menos, mais se esforça e consegue tirar notas mais aceitáveis. Observe como fazer:
  • você vai precisar do seu boletim e um lugar aonde anotar notas e médias;
  • primeiro, você vai pegar o primeiro trimestre/bimestre e somar todas as notas ali existentes.
  • anote o número que deu
  • depois, você vai contar no próprio boletim, quantas notas, ao total, foram dadas. Por exemplo: Ciências+História+.... = 9 notas. Isso pode depender do trimestre/semestre
  • então, basta dividir o número resultado pelo o número de notas no boletim.
  • o resultado, será a sua média bimestral/trimestral
  • anote mais uma vez o resultado
  • você vai repetir o processo nos próximos bimestres/trimestres
Assim, você chegou a sua média. Normalmente, é bom avalia-a como "boa" ou como "ruim", lembrando-se da média do colégio. Por exemplo, se você tirou 8,6 de média, e a média do colégio é 6,0, consequentemente você está com uma ótima nota. 
Agora, para saber a sua média anual, basta somar estes 3/4 números, e dividir pelo número de médias. Assim, você terá a sua média anual, e poderá mais uma vez comparar com a média do colégio.
Neste momento, você consegue perceber em que trimestre ou semestre você precisará, neste ano, se concentrar mais nos estudos. E quando tornar isto um hábito (fazer essas médias) poderá fazer sempre comparações entre os dois ou três últimos anos, percebendo então se o esforço e o estudo aumentou ou diminuiu.
Se quiser, é possível também fazer médias por matéria. Sabendo assim, por exemplo, qual foi a sua média anual em Português ou Matemática, e portanto fazendo comparações entre todas as matérias, vendo, não apenas na prática, mas também através de números, qual matéria você literalmente possui mais dificuldade.

E, depois de ter feito as médias, você precisa sentar-se e lembrar-se de todas as dificuldades. Afinal, você teve dificuldade em Português, por exemplo, em todos os trimestres/bimestres ou em apenas um? Você ficou de recuperação em Matemática em todos os trimestres/bimestres ou em apenas um? 
Desta forma, é bem possível avaliar se você tem dificuldade, unicamente, em determinado conteúdo da matéria ou a matéria no geral.
Agora, pense em todas as matérias.
Você teve dificuldade nelas em todo o trimestre/bimestre?
Se a sua resposta foi afirmativa para uma delas, seja ela qual for, é provável que você literalmente tenha dificuldade na matéria, e não em determinado conteúdo por ela imposto.
Isso significa, por exemplo, que você não tem dificuldade em fazer cálculos com x, mas tudo o que envolve Matemática no geral. 
O motivo para isso acontecer? Existem vários. Observe se você se identifica com algum ou mais do que um:
1. Professor: é aceitável que nenhum professor agrada a todos. Um aluno pode adorar ter aulas com ele, enquanto outro pode detestar o seu ensino. E quando você coloca isso nos pensamentos (isso = aquele professor é péssimo, péssimo, não vou aprender nada com ele, nunca, porque ele é péssimo), você acaba que não consegue realmente aprender com ele. Tudo bem, você pode ODIAR o seu professor, mas faça o máximo de esforço para aprender o mínimo que seja com ele.
2. Provas: às vezes, é normal que em parte os alunos não gostem da forma que é dada as provas por determinado professor. O que geralmente contribui para que parte dos alunos não goste dele. Porém, "não consigo ir bem nas provas dele porque ele dá a prova de tal jeito, porque eu estudo muito" pode ser no fundo apenas uma desculpa. Pense: você já disse isso? E você foi realmente sincero quando disse isso? Geralmente, é normal se ouvir isso, sendo que é apenas uma desculpa para dizer que estudou o suficiente, mesmo estando apavorado por não saber o conteúdo adequadamente.
3. Conteúdo: tudo bem, pode ser que você não saiba algum conteúdo. Vamos ser realistas, e coloco aqui um exemplo bastante simples: se uma criança não aprendeu adequadamente a soma, será impossível ela aprender a divisão. Dessa forma, pode ser provável que você não tenha prestado atenção em aulas anteriores, e não consiga fazer determinado cálculo porque não aprendeu o suficiente. Portanto, é perceptível o quanto é importante prestar atenção nas aulas e se dedicar aos estudos, desde o começo. Se não, mais tarde é bem possível que tudo se "embaralhe" e você não consiga responder tal exercício porque não aprendeu outros conteúdos antes.
4. Falta de atenção: a falta de atenção, com certeza, pode ser um dos principais motivos que isso (o fato de ir mal nas matérias em todo o trimestre/bimestre) seja tão frequente. Você realmente presta atenção nas aulas, faz anotações? Se a resposta for negativa, é complicado você se dar bem na matéria. Não impossível, mas complicado, considerando que a primeira explicação da matéria (a explicação do professor) é o mais importante para você seguir adiante, aprender o conteúdo pela primeira vez para conseguir fazer exercícios, e ter uma base para estudar em casa.

E então, se você se identificou com algum destes, faça o possível para que em 2012 seus hábitos mudem, e para a melhor. Procure esquecer que não gosta de determinado professor, apenas ouça o conteúdo. Ele dá uma prova diferente? Se esforce ao máximo para aprender de uma forma diferente, de forma que você consiga ir melhor nessas novas provas. Você não está conseguindo ir bem em algum conteúdo? Peça ajuda, consulte diferentes meios de estudos (livros, internet, televisão), e lembre-se que não fizer isto agora, é bem provável que tudo se embaralhe depois, e seja complicado você partir de algum princípio para estudar. Você tem dificuldade para prestar atenção? Se concentre. Por mais complicado que seja, não converse com quem está por perto. Se quiser, peça para ficar longe de amigos (tudo bem, mas pense que você está tentando fazer o melhor para você! Vocês terão várias horas, contabilizando os minutos de intervalo entre as aulas e o recreio, para conversar durante este ano). Tire os materiais que fazem você se distrair de perto. Durma mais durante a noite.


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Outra dica bastante importante é manter o material escolar desde o princípio. Isso significa: cuidar dele do primeiro dia de aula ao último. Isso poderá, ao mínimo, aumentar a sua vontade de estudar, observando que o seu material permanece limpo e intacto de sujeira e rabiscos.
Precisa de outras dicas? Em breve será criada uma página chamada dicas, próximo de 'Home' e 'Contato' aonde será possível durante vários dias do ano letivo reforçar a ideia da necessidade de estudar, lendo as tais dicas. Atualmente a página está sendo organizada. Será postada logo na primeira semana de aulas.

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