domingo, 16 de outubro de 2011

Últimas chances para estudar

Faltam menos de trinta dias letivos para acabar as aulas, 
e agora surgem as últimas oportunidades 
para passar de ano sem precisar ficar mais tempo na recuperação de dezembro.
Palácio Invernal
Considerando que temos menos de trinta dias, se quisermos realmente fazer modificações nos nossos estudos, precisamos nos apressar. Este tempo curto pode significar que várias provas estão à caminho (precisamos nos lembrar que a maior parte das provas acaba acontecendo na última semana de aulas), mas mesmo assim ainda temos chance de recuperar nossas más notas.
Para a grande maioria, isso pode ser bastante difícil. Neste último trimestre/bimestre, o cansaço está acumulado, e poucos ainda estudam, dando devida preferência à diversão e lazer. E então, surgem as perguntas: o que fazer? Como estudar?
Acima de tudo, é necessário selecionar as principais matérias que mais se tem dificuldade. Ao mesmo tempo, é algo totalmente necessário prestar atenção nas aulas antes de rever os conteúdos ao estudar. 
Nas "regras básicas", também, constam determinar um horário para o estudo. Aconselha-se que este horário seja logo depois das tarefas de casa. Outro método que pode ser eficiente, é estudar um pouco antes de dormir, pois, segundo estudos que já foram realizados, isso faz com que se memorize facilmente o conteúdo. 
Sobretudo, precisamos dizer a nós mesmos que vai valer muito mais perder este tempo agora, do que voltar às aulas sendo que você deveria de estar de férias, e acumular alguns conteúdos - um pouco clichê, sim, mas é preciso avaliar isto repetidas vezes, e sempre quando não estiver com vontade de estudar e você precisar.
Se você prestar bastante atenção nos conteúdos dados em sala de aula, e em algumas falas de seus professores, você possivelmente poderá "adivinhar" quando irá acontecer a próxima prova. Claro que você nem sempre saberá o dia com exatidão, mas poderá saber em que semana a avaliação será realizada.
Nas provas, exija de si mesmo extrema concentração, pois sem ela é muito fácil errar por motivos bobos. Sempre leia e releia o enunciado, e analise se a pergunta condiz com a sua resposta. Faça o possível para demostrar que sabe e que estudou em todas as suas respostas.
Quer "decorar" o conteúdo? Antes de tudo lembre-se, que ao aprender fica praticamente impossível não decorar - o que quero dizer é que aprender é importante, realmente importante antes de realizar qualquer prova. Mesmo assim, faça vários resumos sobre o assunto e pesquise o conteúdo em diferentes fontes (sites, anotações em seu caderno, pesquisas, e diferentes livros).




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...