domingo, 23 de outubro de 2011

Matemática: m.m.c de polinômios: A3

No conteúdo de Matemática, A3, que atualmente é sobre monômios, polinômios e suas simplificações, uma grande parte foi mal na última prova, que valia 2,0 e foi realizada no último dia 15. E isso pode significar diferentes problemas. Dentre eles, encontram-se sobretudo a falta de atenção na prova e/ou nas explicações da matéria ou então o fato de você realmente não conseguir fazer estes exercícios. Caso a resposta seja a última, isso significa que você talvez não saiba os conteúdos anteriores, que foram aprendidos no começo deste trimestre e até mesmo no trimestre passado. Ou seja, pode ser que você ainda não saiba fazer as mais básicas das simplificações - como simplificar o polinômio a³x + 2ay - ou então ainda não aprendeu como se simplifica frações algébricas. Portanto, a dica seria voltar ao conteúdo e estudar, refazendo exercícios e recorrendo ao Plantão que acontece no período da tarde.
Hoje o conteúdo baseia-se na continuação das simplificações de alguns monômios e polinômios - o m.m.c dos polinômios-, que dependem dos conteúdos anteriores para serem realizadas.

Este conteúdo é bastante fácil, se você se basear nas dicas e lembretes abaixo:
* Sempre o que vale é o maior número algébrico (ou seja, o monômio ou polinômio que tiver o maior expoente)
* Caso existam também propriamente números, deverá de se realizar o m.m.c, lembrando que uma forma simples de fatorar todos os números é a seguinte: 

* Se você fizer o m.m.c dos números, deve-se lembrar que só é possível se utilizar números primos. Os números primos são aqueles que só poderão ser divididos por eles mesmos e por 1 (como 2 e 7, na imagem ao lado). Se existir mais de um número no exercício, ou seja, achar o m.m.c em 3 monômios diferentes, por exemplo, você poderá fazer o m.m.c normalmente. Basta, pouco a pouco, pensar em um número por vez. No resultado ao lado, a simplificação seria: 2³. 7 = 56
* Se existirem polinômios, você terá de obviamente utilizar a técnica da simplificação, que já foi vista em conteúdos anteriores, analisando através dos números e de seu sinal (de subtração ou de soma).
* Como foi dito acima, sempre irá valer o maior número. E isto não valerá para os números literalmente, por exemplo, entre 8 e 7 (exemplo acima) o maior número ser 8 e só por causa disto, em relação a primeira regra, este ser o m.m.c. Pelo contrário essa regra valerá apenas para números algébricos. 
* Outro detalhe é que isto valerá não apenas à monômios, mas igualmente aos polinômios. Por exemplo, caso exista (x-y)² e (x-y), a resposta consequentemente será (x-y)², por ser um resultado superior à (x-y).


* Se a sua dúvida for em relação aos números primos, você poderá utilizar a tabela acima (caso queira imprimir ou anotar) para lembrar-se de alguns dos números primos existentes.

Em relação as dicas e lembretes acima, agora observe exercícios como exemplo:

x³  ;   5x²  ;   y
resposta: 5x³y

x²+ax ; a²+ax+x²
simplificação: x(x+a) e (a+x)
resposta: x(a+x)

2y² ; y²+ay+a² ; y³
simplificação: 2y², (y+a)² e y³
resposta: 2y³(y+a)²


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...