sábado, 15 de outubro de 2011

História: A vinda dos portugueses ao Brasil


D. João VI

Como todos sabem, a descoberta do Brasil foi em 1500, em 22 de abril. Liderado por Pedro Alvares Cabral, que inicialmente batizou a terra de Monte Pascoal. Foi apenas depois de muito conhecer as terras, e também de melhor conhecê-las que o Brasil foi possuindo outros nomes, e, dentre eles, o mesmo que segue-se até hoje por causa da grande quantidade de pau-brasil aqui existente na época. A partir daí, o Brasil passou a ser colonizado por Portugal.
Porém, foi apenas em 1808 que Portugal tornou-se "dependente" do Brasil. Isso aconteceu por causa dos franceses, na época em que Napoleão Bonaparte havia ativado o Bloqueio Continental, não permitindo que qualquer país europeu adquirisse qualquer produto comercializado na Inglaterra. Por Portugal ser aliada à Inglaterra, ela não aceitou o Bloqueio. A França então iria invadir Lisboa.
Pelas pressões inglesas, Portugal continuou não cedendo ao Bloqueio. Considerando que a Inglaterra tinha muitos navios, fugir para a colonia brasileira era única forma de fugir do exército francês.
É claro que não foram todos que escaparam dos franceses. Pelo contrário, apenas 15 mil pessoas conseguiram fugir - dentre elas, é claro, a sua grande maioria participava da Nobreza.
O que aconteceu nos navios
Embarcando nos navios em novembro de 1807, os portugueses só pousaram em terras brasileiras em março de 1808. Os navios ingleses chegaram ao Brasil lotados. Nos navios faltaram higiene e foi por este motivo que grande parte da Corte chegou ao Rio de Janeiro com perucas (piolho).
Quem era a rainha?
A rainha da época era Maria I (seu nome completo sendo Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança). Era uma mulher "louca", por causa de uma doença mental que ficou bastante evidente nos seus últimos 24 anos de vida.
Quem era o rei?
O rei era Dom João IV (sexto) (nome completo sendo João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança), e passou a assumir o cargo desde quando a doença mental de sua mãe, Maria I, foi descoberta. No Brasil Dom João abriu bancos, escolas e o Jardim Botânico, porém isso favoreceu sobretudo a elite. Afinal os colégios ainda não eram públicos. Ele fez também o Rio de Janeiro tornar-se a capital de Portugal, considerando que Portugal estava sendo invadida durante aquele período. 
Além disto, já que a Inglaterra muito auxiliou Portugal com a fuga, Dom João, em 1808 abriu o Porto das Nações Amigas (juntamente com outros tratados - estes criados em 1810: Comércio e Navegação, Paquetes e Aliança e Amizade), que por este motivo quebrou o pacto colonial: que o Brasil só poderia vender produtos para Portugal e que o Brasil poderia apenas comprar de Portugal, que de certa forma acabou também ajudando outros países aliados à Portugal. Portugal também cedia 15% dos lucros brasileiros à Inglaterra.
Algumas modificações no Rio de Janeiro:
Como foi dito, o Rio de Janeiro tornou-se a capital de Portugal, e sofreu grandes transformações urbanas, dentre elas surgiram bairros luxuosos, construção de casas melhores e pavimentação das ruas; Dom João criou a Imprensa Régia, que, mesmo não sendo possível possuir uma grande liberdade de expressão dos livros, os livros poderiam ser agora escritos.
Outras mudanças que aconteceram no Brasil:
A chegada dos portugueses em 1808 também alteraram os costumes dos brasileiros, que passaram a "copiar" a moda da Europa. D. João distribuiu também títulos e honrarias para satisfazer a vaidade da elite.








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...