quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ensino Religioso: Islamismo



Confira o resumo sobre o assunto.

Quem fundou a religião?
Maomé.
Por que ele criou a religião Islã?
Maomé, em uma de suas costumeiras meditações, em grutas, acabou recebendo uma mensagel do anjo Gabriel, que disse: "Tu és o enviado de Aláh" e "Recita, em nome do Senhor!". Então Maomé resolveu passar essa religião aos outros, como o anjo lhe havia pedido.
Foi fácil para Maomé fundá-la?
Enquanto a maior parte da população cultuava deuses politeístas ou era cristã, Maomé tentava fazer com que outras pessoas acreditassem no deus Aláh. Por este motivo, é claro, foi difícil. Ele não conseguiu divulgá-la em Meca e, por este motivo, juntamente com os seus seguidores, seguiu para Medina.
Com quem Maomé se casou?
Na verdade, Maomé se casou com mais de 24 mulheres e, dentre elas, encontra-se Khadija. Com ela teve seis filhos.
Qual a relação de Abraão com a religião Islã?
A mulher de Abraão, Sara, era estéril, e por esse motivo (era normal) Abraão teve um filho com a sua criada, Agar, com o qual teve Isaac. Sendo que, por causa do divido, Sara teve um filho chamado Ismael. Sara, com muito ciúmes, resolveu expulsar Agar, que foi para o deserto. E lá, segundo Maomé, ela seguiu com muitos outros filhos. Ele afirma que é descendente de Abraão.
O que significa Aláh e por que o anjo se chama Gabriel?
Aláh significa Deus. O anjo se chama Gabriel porque o nome Gabriel significa "mensageiro de Deus". 
Aonde Maomé criou a religião? Como era lá anteriormente?
Ele a criou na Península Arábica, onde anteriormente haviam povos nômades, vivendo em regiões desérticas. Sua religião era politeísta. Civilizações persas e bizantinas estavam disputando o teritório na região (monopólio comercial).
O que significa hégira e o que significa jihad?
Hégira foi a migração para Medina, de Maomé e seus seguidores, que marca o início do calendário islâmico. Já jihad significa luta, mas neste caso específico a batalha para ter acesso a Caaba.
Qual é a principal diferença entre os xiitas e os sunitas?
Os dois grupos surgiram, inicialmente, em 632, ou seja, logo após a morte de Maomé. Os xiitas achavam que o próximo líder, o califa, deveria de ser um parente próximo à Maomé (portanto Ali, seu genro), e estavam em menor número. Já os sunitas acreditavam que qualquer um poderia ser o próximo líder. Atualmente, a principal diferente entre ambos é que os xiitas são literalmente mais radicais, enquanto os sunitas são mais moderados em relação à religião.

Um comentário:

Edina Brito disse...

O filho de Sara é Isaque e não Ismael

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...