sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ciências: sistema circulatório

Tumblr_lrb6oxjqsq1qbt7xno1_500_large



Ainda haverá mais uma prova referente ao sistema circulatório, em Ciências. Para tirar algumas dúvidas e ter um resumo disponível aqui no Bom Aluno Online, esta postagem foi desenvolvida. Avisamos que este é apenas um resumo básico, para uma prova que acontecerá provavelmente na próxima semana.

Introdução
O sistema circulatório, obviamente, relaciona-se com o sangue. Sobretudo, o sistema circulatório é por onde o sangue passa. O conteúdo abrange também as especificações de cada lugar, cada tipo de sangue e suas funções.

Por onde começa a grande circulação?
A grande circulação é a qual tem o objetivo de transportar o sangue para as demais células do corpo. É também conhecida como circulação sistêmica, a qual transportará o sangue rico em O2 para todas as células do corpo. O sangue sai através das artérias, as quais estarão transportando sangue arterial, ou seja, rico em O2. Na volta o sangue transportado será o venoso, e será transportado por um outro vaso sanguíneo - as veias. Logo o sangue estará nos átrios.

Por onde começa a pequena circulação?
A pequena circulação, conhecida também como circulação pulmonar, tem o objetivo de transportar o sangue rico em O2 (venoso) para os pulmões, onde ocorerrá as trocas gasosas (o sangue rico em CO2 virara sangue rico em O2), a partir da hematose (nome dado as trocas gasosas). Mais tarde o sangue voltará para o coração, onde tornará a fazer a circulação sistêmica.

Qual a diferença entre veia e artéria?
Lembre-se basicamente: a artéria "sai" do coração, e a veia "entra" no coração. Enquanto as artérias são mais resistentes e elásticas, as veias possuem paredes mais finas, e possuem as valvas - que impedem o refluxo do sangue; caso falhem, podem trazer varizes.



Existem outros vasos?
Além das artérias e das veias, existem também os capilares, vasos significativamente menores, que formam as menores ramificações das artérias. Porém, as veias e artérias também possuem ramificações menores: são elas as arteríolas e as vênulas.

Glóbulos e plaquetas?
O sangue é composto pelos glóbulos vermelhos, conhecidos também como hemácias, os quais são responsáveis pelo transporte sanguíneo. Uma de suas principais características é que são anucleadas (não possuem núcleo). Estas possuem a hemoglobina, substância principal para transportar os gases. Os glóbulos brancos, conhecidos como leocócitos, que possuem células com núcleo. Possue uma importante função na desefa do organismo. As plaquetas, por outro lado, podem ser consideradas apenas fragmento de célula, ou seja, não chega a ser propriamente uma célula.

Composição sanguínea?
O plasma é a parte coagulável do sangue, e participa de 55% dele. Enquanto 10% é constituído por proteínas, glicose, sais minerais, colesterol, aminoácidos, etc. O restante dos 90%, é composto apenas de água.

Função do sangue?
A principal função do sangue é a defesa e eliminação de resíduos.



                          

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...