terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ciências: sistema respiratório




               A respiração, em uma resposta de sétima série, é para célula. As células irão utilizar o gás oxigênio, sobretudo, para produzir energia. Há a inspiração e expiração. Nestes dois "movimentos" o ar passará em diferentes órgãos, cada um com uma função singular.

órgãos

nariz - o nariz (ou fossas nasais) possui  pelos, cílios e a mucosa, que irá ajudar a filtrar, umidificar e aquecer o ar antes dele chegar ao pulmão. Nele encontram-se também as terminações nervosas, as quais são especializadas em receber odores.
faringe - sem uma função definida, a faringe é apenas um tubo (também existente no sistema digestório) por onde o ar passará.
                               *epiglote - apesar de não ser considerada em si um órgão ao qual o ar passará, a epiglote exerce uma importante função; é ela que "abre" ou "fecha" uma passagem para chegar à laringe. Acima de tudo, a epiglote ajuda para os alimentos em geral não chegarem à laringe e, assim, muito menos aos pulmões.
laringe - apresenta em seu interior as cordas vocais, que produzem som. 
representação dos órgãos do sistema respiratório
clique na imagem para ampliar
traqueia - a traqueia é mais um tubo por onde o ar passa, formada por anéis cartilaginosos; possui aproximadamente 12 centímetros.
brônquios - os brônquios são uma das ramificações da traqueia. Há o brônquio esquerdo, localizado no pulmão esquerdo e o brônquio direito, localizado no pulmão direito.
bronquíolos - uma pequena ramificação dos brônquios, possuem pequenos sacos; são mais de 600 milhões de alvéolos pulmonares.

inspiração e expiração

Inspiração: (a inspiração é quando o ar entra nos pulmões). Na inspiração a caixa torácica vai se elevar, e aumentará o volume do tórax. Os músculos intercostais externos estarão contraídos, assim como o diafragma (para baixo)
Expiração: (a inspiração é quando o ar sai dos pulmões). Na expiração acontecerá o contrário: a caixa torácica voltará ao tamanho normal, assim como o volume do tórax. Os músculos intercostais e o diafragma igualmente estarão em sua posição normal, relaxados (o diafragma estará para cima).
                                              mas como acontece a inspiração e a expiração?
Inspiração: a pressão do ar existente no interior da caixa torácica é baixa. Já que o a pressão externa, no ambiente em si, é maior, o ar facilmente entrará nos pulmões.
Expiração: a pressão do ar internamente, na caixa torácica, vai ser alta. Considerando que a pressão externa é baixa, haverá uma pressão do ar para fora. Assim os gases voltarão à atmosfera.


diafragma

O diafragma é um músculo que ajudará na inspiração e na expiração. Caso o diafragma "deixe de funcionar", ou seja, paralise, ocorrerão sérios problemas: sem o diafragma não há inspiração nem expiração; os alvéolos deixarão de funcionar e assim as células não terão mais sangue arterial, ou seja, não irão mais produzir energia. No final das contas, morremos.


alvéolos pulmonares
representação dos alvéolos pulmonares

Os alvéolos pulmonares são os grandes responsáveis pela transformação de sangue venoso em sangue arterial, processo chamado de hematose. 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...