sexta-feira, 5 de agosto de 2011

História: a revolução industrial na Inglaterra

Foi na Inglaterra que houve o início da Revolução Industrial, por volta do século XVII-XVIII. Ela começou a partir de simples cercamentos de terrenos.
Os proprietários, que buscavam o lucro, começaram a cercar a sua propriedade, onde começavam a acontecer pastagens de ovelhas. Ou seja, eles já começaram a pensar no capital desde o princípio.
E então, a partir disso o envolvimento com indústrias e outras formas de conseguir dinheiro, não apenas através da agricultura ou os artesões, foi formando uma nova revolução.
Os camponeses, por exemplo, deixaram de ser agricultores, e foram trabalhar em fábricas. Assim, houve a adequação com a nova revolução que surgia.
Foi assim que mais um sistema econômico foi criado: o capitalismo industrial. Quem participava disso, claro, eram homens que possuíam uma grande quantia para investir, no geral, em fábricas - mão-de-obra, matéria-prima, construção da fábrica, etc -; estes, muito lucravam com a sua produção. Este sistema tinha direito a trabalho assalariado e livre concorrência.
Agora, imagine os camponeses, por vezes saindo da área rual para trabalhar em grandes fábricas, grandes proletários*, os quais lá permaneciam durante 12-16 horas. Era esse período pelo fato de que a iluminação nas fábricas era fraca demais.
O que é capitalismo? *Clique para ampliar*
Então, são centenas de pessoas recebendo pouco e tendo poucos direitos no trabalho, reúnem-se e formam um grupo que pode ajudá-los: em casos de doenças, morte, desemprego, etc. Enfim, com o número crescente de participantes destes grupos, o governo resolveu proibi-las. E, mesmo depois disto ainda existindo muitos grupos clandestinos, eles a liberaram.
Mas quem eram os proletários? Só adultos trabalhavam nessas fábricas?
*Proletários é o nome dado para quem possui uma prole, ou seja, muitos filhos. Isso era, como alguns já devem saber, absolutamente normal naquela época. Além disso, os pais, logo quando os filhos tinham em torno de 5 anos, já os mandavam trabalhar. Os trabalhos dados as crianças, não eram simples, como limpar a chaminé da fábrica. Muitos morriam, se cortavam, ou, enfim, machucavam-se em fábricas por esse motivo.
Foi a partir deste início na Grã-Bretanha, que tudo foi-se passando para o restante do mundo. @bomalunoonline @belaprochmann

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...