segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ensino Religioso: Cristianismo

A prova de Ensino Religioso provavelmente acontecerá na próxima semana. Confiram o resumo preparado para vocês:
Vamos antes de tudo relembrar um pouco. O cristianismo só começou a acontecer por causa do judaismo - e é por isso que as duas religiões, de alguma forma, possuem alguma conexão. O cristianismo nasceu, é claro, pela presença de Jesus, considerado o Messias para os cristãos. Enfim, foi por esse fato que as duas religiões começaram a se distancear, e tornar-se duas; elas passaram a ser divulgadas por Pedro e Paulo, e os cristãos até aproximadamente o século IV passaram a ser perseguidos.
Mas porque os cristãos foram perseguidos? Bem, precisamos pelo lado dos judeus: mais de cinco pessoas já haviam se proclamado como "Messias", e nenhuma delas havia feito algo para considerá-la o Cristo que viria (para, principalmente, como os judeus desejavam, expulsar os romanos, o que nem mesmo Jesus fez - e o que aumentava, para eles, o fato de não ser o Messias esperado). Além disso, os cristãos, para a visão dos judeus, faziam rituais "probidos", sacrificavam crianças e entre outros.
- Durante os primeiros três séculos de inicialização do cristianismo (cristianismo primitivo, que simbolizou o seu início), houveram grandes acontecimentos que para os cristãos, muito significam. Exemplos podem ser a Festa de Pentecostes (ainda relembrando) a qual houve a primeira divulgação pública da crença dos cristãos; durante algum período - o que é em torno de três séculos -  só houve ainda mais cristãos que entravam para religião e enfim cada vez mais divulgações. Foi neste momento que o cristianismo passou a não ser mais apenas um pequeno grupo, mas que agora era uma religião que conquistava a Europa e o resto do mundo. Foi apenas no século IV que o Cristianismo passou a ser considerada a religião oficial da Europa (o que será melhor explicado ainda nessa postagem).

[agora que vocês já viram um relembrando e uma introdução, continuando o assunto..] durante os primeiros séculos, houveram muitas perseguições, pelo fato de que um grande grupo agora estava surgindo, o que significava para os romanos uma grande contrariedade para com os judeus. Nesta época, a qual precisamos considerar que o cristianismo era, podemos dizer, uma religião proibida, é claro que eles não podiam realizar os seus cultos ou, agora melhor conhecidos como missas, publicamente. Por esse motivo, eles encontravam-se às escondidas em cavernas, catatumbas ou casas, já que ficou bem óbvio que eles ainda não possuiam seus próprios templos.
Além de não possuírem templos, não haviam regras, nem crenças, ou seja, nada ainda estava plenamente definido ou decidido.
Ok, como já foi dito anteriormente foi apenas a partir do século IV que tudo começou a melhorar: em 313 os cristãos obtiveram liberdade (e as demais religiões existentes naquela época) porque a partir daquele momento era absolutamente livre qual religião devia de ser seguida, e não haveriam, portanto, mais perseguições. Foi apenas em 392 que Teodósio declarou o cristianismo a religião oficial. E então, a partir deste momento, começou a organização hierárquica, definição e regras e crenças (que antes, relembrando, não existiam) - na realidade, em 325 houve o Concílio de Nicéia, onde foi definido o Creio/Credo: ou seja, no que os cristãos acreditavam.
Com essa liberdade e, agora, a religião sendo oficial, começou a construção de templos. Junto com isso veio, também, a reforma protestante.
A Igreja, a partir do século V, passou a assumir o poder, preservando a cultura. Além disso, ela não assumia apenas o poder religioso, mas também um líder político e econômico. O nome "Estado Pontifício" era assim chamado porque o papa era considerado uma ponte, ou seja, algo entre Deus e a humanidade.
A cisma foi a ruptura entre Oriente e Ocidente, o que aconteceu por volta de 1054. Tudo aconteceu por causa da autoridade do papa, que sobrepunha-se sobre os demais e, entre eles, aqueles que não acreditavam inteiramente em sua palavra. Por esse motivo houve a divisão entre a Igreja Ortodoxa (oriental) e Igreja Católica Romana (ocidental), o significado das duas, respectivamente, seria ideia correta e mundial.
Apesar da separação, há poucas diferenças entre as duas, mas, entre elas, destacam-se a forma de realizar rituais e a linguagem na missa (naquela época as missas católicas eram realizadas em latim, enquanto as missas ortodoxas eram realizadas em sua própria língua). @bomalunoonline @belaprochmann

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...