sábado, 16 de julho de 2011

Quer voltar com tudo?


Tudo bem que sempre há alguns deslizes, mas não é nada bom ficar de recuperação em muitos objetivos. Pelo contrário, é um estudo redobrado, já que você terá que rever tudo mais uma vez, além do mais utilizando o tempo de férias ou fazendo uma grande confusão com os conteúdos que você está aprendendo. Enfim, confira agora algumas dicas simples, para que todos façam o possível para ir melhor no conteúdo.

Acho que esse é o primeiro ponto, e com certeza o mais prático, de se iniciar o nosso "quer voltar com tudo". Afinal, você não vai conseguir atingir o seu máximo se não houver estudo. Alguns dizem que basta estudar com tudo que é visto em sala de aula, e bom para aqueles que precisam apenas escutar o que o professor diz que imediatamente tudo estará memorizado. Mesmo assim, os seus conteúdos que apresentam mais nível de dificuldade (na maioria das vezes Português e Matemática), você, claro, deverá dar devida atenção aos tais. Prestou bem atenção na pergunta anterior? Pois, como dissemos, este é o princípio de tudo para ser melhor entendido seus métodos.




Se nada mais está funcionando - notas baixas demais, sendo que a resposta para a primeira pergunta foi sim - é conclusivo então que o seu método não é o correto para você. Sublinhamos a palavra anterior porque  era necessário: não significa que, pelo simples fato dos outros estudarem lendo, por exemplo, e isso der certo para eles, isso dará certo para você.  Então, o óbvio é reavaliar seus métodos, inicialmente, ou pelo menos neste tópico. Enfim, é necessário lembrar também que não vai adiantar ler em todos as matérias. Português e Matemática, principalmente, precisarão de mais prática: desenvolver novamente os exercícios, rever o conteúdo aprendido em sala, voltar em conteúdos antigos (algo que pode ser uma grande consideração). Está sem ideias? Você pode ler, escrever, formular gráficos, refazer exercícios, criar atividades, desenvolver "avaliações" para si mesmo (sim, é um exercício, mas daqueles que é "proibido" utilizar os seus materiais), mapas concentuais, entre outros.

Sim: você realmente presta atenção nas aulas? Você está "interessado" por mais que seja difícil em aprender? Então reveja a sua atenção. Pode-se dizer que é muito fácil se distrair: sono, cansaço, fome, a conversa com o amigo, ou até mesmo uma borracha. Como é um pouco difícil realmente saber como anda a sua atenção, formulamos um teste. Anote suas respostas, e depois confira: qual o seu nível de atenção (e as dicas).

1. O professor está explicando um conteúdo novo, chato, que você realmente não está entendendo. Então:
a) Você tenta prestar ao máximo a atenção no que ele está explicando.
b) Você até tenta prestar atenção, mas então começa a conversar com o colega.
c) Você nem sabe o que ele está explicando, e muito menos que tudo aquilo estava chato (desde o início já estava desenhando algo no caderno, e mandando bilhetes para o amigo do outro lado da sala).
d) Você nem estava interessado, nem sabe porque está vindo à escola, e já começa a pensar em como estava com sono - e acaba caindo nos livros.

2. Quando o professor faz alguma pergunta à você, de repente, como é a sua resposta?
a) "Ah, é.... (e dá a resposta que ele pediu, ou o que entendeu)"
b) "Eu não entendi direito"
c) "O quê?"
d) O professor nunca pergunta nada mesmo.

3. Quando tem uma prova marcada você:
a) Sempre sabe e avisa seus amigos
b) Às veze sabe.
c) Quase nunca sabe.
d) Nunca sabe, e tá nem aí pra isso.

4. Na hora de estudar seu maior problema é:
a) A falta de tempo/ de vontade.
b) O sono/ a fome
c) A televisão/ computador ou qualquer outro material.
d) Nunca estudo mesmo!

5. Seja sincero: qual a frequência do seu estudo?
a) Quase todos os dias.
b) Quando eu tenho tempo livre.
c) Só quando eu estou com vontade.
d) Eu nunca estudo.

6. Na hora de você estudar: é meio complicado prestar atenção nos livros, porque você está cansado e é bem melhor passar seu tempo livre na Internet ou assistindo televisão. Com que frequência isso acontece?
a) Poucas vezes.
b) Às vezes.
c) Na maioria das vezes/ quase sempre.
d) Sempre, se é que eu estudo.

Respostas:
MAIS A: FALTA DE ATENÇÃO BAIXA
Você estuda com grande frequência, e felizmente, você está adequado ao "nível" de atenção. É claro que ocorrerão, e é provável que sejam muitas vezes, que você tenha aquela conhecida falta de vontade nos estudos, e isso não pode ser considerado como algo "errado". É normal. É aconselhável que você estude nos momentos que permanecer mais ativo. Quando isso acontecer, já que no caso "mais A" não é exatamente sempre, estude em outro momento do dia. Sua atenção em sala de aula está ótima.
MAIS B: FALTA DE ATENÇÃO FRACA
Você não pertence à falta de atenção "baixa" pelo fato de acontecer com mais frequência aquela sua falta de atenção. O cansaço pode gerá-la, o que não é realmente um "nível" elevado. A falta de atenção fraca não o impede de prestar atenção em sala de aula. Esqueça-se do colega por um momento, principalmente no caso de apresentação de novo conteúdo. Tome mais cuidado ao estudar em casa: há materiais que o distraem? Quais são eles? Procure manter distância do computador e da televisão.
MAIS C: FALTA DE ATENÇÃO ALTA
É bem difícil prestar atenção no professor quando tem um assunto para conversar com os colegas? Quando o assunto está chato há aquele distanciamento, e mesmo você mal percebe o que está fazendo? Pois então, essa é a falta de atenção alta. As suas notas podem estar baixas por este motivo. Prestar atenção em correções e explicações é algo extremamente essencial. Portanto, faça o possível para concentrar-se. Se não houver a concentração necessária, é claro, você continuará a conversar com seus colegas, ficar desenhando em seu caderno ou então brincando com sua borracha. Você precisa dizer para si mesmo que essa é uma medida "complicada", mas que você conseguirá.
Em casa, procure encontrar o horário ideal para o estudo, e simplesmente force-se na hora de estudar, diga a si mesmo que não saíra do escritório, do quarto ou da sala até terminar de estudar determinado conteúdo.
MAIS D: NÃO CONFUNDA
É possível que você tenha pensado, enquanto rolava o mouse que você com certeza seria o pior de todos, não? Aquele que com certeza teria a pior falta de atenção de todas, não é mesmo? Bem, digamos que a sua falta de atenção possa ser média, mas o que falta em você é disposição. Você está afundado em notas baixas, não liga pra mais nada, e mal sabe o que está acontecendo. Talvez pelo simples fato de você não querer. Suas respostas dizem isso: eu não estudo nunca, não sei nada das avaliações nem o que estou aprendendo. Algo errado, com certeza. Mas o que é essa disposição? No fundo, você precisa estudar, acima de qualquer outra coisa, por mais que você não queira. Você vai então facilmente conseguir notas cada vez mais aceitáveis, e ir melhorando cada vez mais. Busque um bom método de estudo e se esforce: não apenas para estudar, mas sim para não ficar ainda mais tempo, trabalhar dobrado, ficar de recuperação;

E então, sigam as dicas acima, dependendo de sua distração, objetivamente. Porém, no geral, é claro que devemos de dizer algo: se esforce, se concentre. É altamente indispensável prestar atenção nos seus estudos, porque seria basicamente como se não estivesse estudando. Além disso, o princípio de tudo são as primeiras explicações dadas em sala de aula.


Você estuda com grande frequência? Muitas vezes pode acontecer de, claro, não haver um estudo diário, mas é necessária uma frequência, como se estivesse sendo seguido um cronograma. Além disso, muitos compromissos podem surgir, mas mesmo assim é possível saber, aproximadamente o seu horário de estudo de Matemática, Ciências ou História, em cada semana. E isso é algo que cada um de nós precisa ter. Você já possui seu método, já sabe como melhorar sua atenção e agora basta apenas estudar.



É necessário lembrar também que, obviamente, todos nós precisamos de um tempo livre, de um descanço. Lembrem-se sempre de mesclar estudo com a sua diversão no dia-a-dia (um passeio?, ir ao computador?, viagens?). Talvez mal seja um aviso, porque afinal todos a buscam principalmente, antes mesmo do estudo. Mesclar: trazer os dois, conviver livremente com ambos. Quando você conseguir adequar o estudo no seu tempo diário, quando você começar a estudar seriamente, tomar medidas de diversos aspectos para conseguir, cada vez mais, um bom tempo de estudo, isso poderá se tornar normal. E, então, não haverão os possíveis problemas de cada dia. Tudo vai estar adequado, e você terá notas melhores. Talvez seja o príncipio básico.
Não se esqueçam, quando voltarem às aulas, que as férias já acabaram - infelizmente ou não - e então você vai ter que voltar a tomar medidas, trazer novos métodos de estudos à sua rotina, enfim, voltar a ter aquele ano letivo costumeiro de antes, não apenas com a diversão e o descanço em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...