domingo, 15 de maio de 2011

Retomando: obj. B1 de PORTUGUÊS

O objetivo de Português, B1, foi aqui selecionado porque não foi pouca gente que ficou de recuperação neste último trimestre, e então resolvemos criar um post para retomar este conteúdo.
“Compreender os recursos figurativos, por meio da interpretação, para qualificar a produção de gêneros “recital” e “conto”, priorizando o uso dos diferentes predicados e termos da oração.”
Acreditamos que a maior dúvida mesmo foi em relação ao sujeito e predicado, transitivo e intransitivo. Portanto, não falaremos de recursos figurativos aqui, já que temos o conteúdo completo do assunto. (clique aqui para visualizar)
Como aprendemos no ano passado, há dois tipos de predicado: verbal e nominal, e foi recém-acrescentado, no conteúdo, o verbo-nominal neste primeiro trimestre.
Vamos entendê-lo melhor:

VERBAL – há apenas um núcleo no predicado, que é o verbo de ação.
Ela saiu de casa
NOMINAL – aquele que o núcleo do predicado é o predicativo (adjetivo); é considerado o núcleo pois deixa mais explícito o estado da pessoa do que o próprio verbo. Possui verbos de ligação.
Ela estava triste
VERBO-NOMINAL – aquele que, em resumo junta os dois anteriores. Por este motivo, tem dois núcleos, pois o verbo e o predicativo mostram-se importantes. Verbos de ação.
Ela saiu de casa + Ela estava triste = Ela saiu de casa triste

As considerações entre a predicação verbal são, claramente, apenas utilizado para classificar verbos de ação. Por esse motivo, ao encontrar um verbo de estado o consideraremos “de ligação”.
[ imagem 1 – legenda: O esquema acima representa, basicamente, como classificamos os verbos]

O esquema acima representa,
basicamente, como classificamos
os verbos (predicação verbal);
Os verbos intransitivos, portanto, são aqueles que não possuí complemento. O complemento, na realidade, é um objeto (dica: normalmente é uma preposição,  pronome, e logo depois um substantivo).
Assim, os verbos transitivos são aqueles que possuem complemento, pois por si só não fazem sentido completo. Por exemplo, telefonou (quem telefonou?) e comprou (o que comprou?). E eles são então classificados como "direto" ou "indireto". Isso depende do que são acompanhados. Observe:
DIRETO - os objetos diretos são aqueles que não possuem preposição.
           INDIRETO - são os objetos que possuem preposição (o contrário de direto) e podem possuir contração ou combinação, estudas (assim como preposições) no ano passado. Por exemplo:
                  desse = de (preposição) + esse (pronome demonstrativo) = contração
      
Caso ainda tenham dúvidas de preposição, aqui há a opção de impressão, para ser colada no caderno ou caderno de estudos.




Bem, qualquer coisa, e-mail para baocontato@hotmail.com!





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...