sábado, 2 de abril de 2011

História: prova nessa semana


O que estamos aprendendo em História é o que aconteceu durante o período Iluminista; anteriormente, havíamos aprendido como foi o rompimento do paradigma, depois de séculos com o período Absolutista. Agora, estamos aprendendo o que as ideias Iluministas fizeram surgir em diferentes regiões (ou seja, o que aconteceu, mesmo fora da Europa, mas que relaciona-se com o tal período). Com tantos buscando melhoras de qualidade de vida: diminuição dos impostos, novo tipo de governo, etc., vários exemplos tornaram a ser seguidos.
Para ler em seu livro de História:
Capítulo 3 (iniciando na pág. 34): Estados Unidos
Capítulo 5 (pág. 68): Conjuração Mineira/Baiana

AS TREZE COLÔNIAS (INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS)

A partir do século XVII, muita coisa começou a mudar. Os ingleses passaram a ocupar os Estados Unidos, criando as Treze Colônias; apesar disso, desenvolveram dois grandes e distintos tipos de colonização:
Nortistas: a ocupação no norte servia, acima de tudo, como colônias de povoamento. Foi lá que fizeram escolas, lojas, armazéns, etc. Estes passaram a ocupar a América por causa das perseguições (políticas e religiões) que estavam impostos no seu país de origem, Inglaterra; por causa disso, claro, eles estavam bastante interessados em formular uma nova forma de viver (por isso diversas novas criações)
Sulistas: estavam interessados no lucro, e portanto colônias de exploração (conforme o clima, podiam fazer boas utilizações do solo: plantavam tabaco, algodão, arroz, anil, entre outros). Os tais produtos eram exportados para a Inglaterra, onde beneficiavam as fábricas inglesas (forneciam matéria-prima), e elas consumiam os produtos, agora industrializados, da metrópole. Sofriam mais fiscalização, por serem mais lucrativas, e deviam de cumprir rigorosamente o pacto colonial (conjunto de normas: deviam de vender os produtos apenas para Metrópole, e comprar apenas da mesma)
Contudo, porém, houve um comércio triangular (por trás das tais normas, sem a Metrópole saber), pois as colônias nortistas levavam produtos para exportação, para serem vendidos no Sul e nas Antilhas, por preços mais baratos. E faziam várias trocas, em diferentes países, continentes e regiões. Foi assim que as colônias começaram a lucrar, enquanto a Metrópole perdia os tais lucros.
Na metade do século XVIII, o comércio colonial passou a ser um grande concorrente com o da Metrópole.
Foi nessa época em que a Grã-Bretanha se envolveu em uma guerra (Guerra dos Sete Anos) e a colônia ajudou. Ela saiu vencedora, mas percebeu o quanto de gastos que tinham, e resolveram que as colônias deviam de ajudar a pagar a conta. Passaram a cobrar taxas por qualquer documento comercial (desde jornais até cartas de baralho) assim como taxar altos impostos. As colônias reagiram: deixar de comprar qualquer produto proveniente da Grã-Bretanha, e o governo acabou abandonado a antiga Lei (Lei do Selo). Porém, de pouco adiantou. Passou a cobrar taxas em outros produtos: chá, vidros, papel, tintas, etc.
Foi assim que aconteceu o massacre de Boston, no qual muitos dos colonos foram mortos e feridos por soldados britânicos.
As tentativas de continuar aumentando o controle da metrópole não cessaram. Os ministros britânicos apostaram nas Leis Intoleráveis (fechamento do posto de Boston e envio de tropas britânicas para a América). Os colonos continuaram a reagir: começaram a se armar.
Fizeram documentos exigindo a anulação das Leis, mas o governo britânico não cedeu. Decidiram criar um exército sob comando de George Washington, e passaram a lutar pela independência. Foi a Guerra da Independência, na qual outros países também ajudaram financeiramente (França, Holanda e Espanha), rivais da Grã-Bretanha. Os britânicos reconheceram a independência, e assinaram o tratado, em Versalhes.
Eles imediatamente trataram de organizar um novo país.

CONJURAÇÃO MINEIRA
Em Minas Gerais, impostos estavam atrasados (a Portugal) e a extração de ouro havia diminuído. Acabaram se inspirando no exemplo dos Estados Unidos, algo que animou os colonos. Queriam tornar-se um país independente, e não pensavam no Brasil como um todo, apenas na presença de Minas Gerais. Começaram a planejar uma insurreição, porém ela não chegou a acontecer.
31 homens foram presos, processados e acusados de inconfidência ao Rei. Tiradentes assumiu a responsabilidade pela conspiração, porém foi condenado a morte, por enforcamento. Ele foi esquartejado, e os seus pedaços foram espalhados pelo caminho que levava a Minas Gerais (RJ-MG)


CONJURAÇÃO BAIANA
Altos impostos, altos preços de produtos de necessidade. Foi assim que começaram a difundir-se ideias de liberdade e igualdade, que foram divulgadas por um grupo de intelectuais.
Discussões passaram a ser compartilhadas: sapateiros, carpinteiros, pedreiros, escravos de ganho, etc. Assim nasceu a conspiração pela independência do BRASIL, diferentemente da conjuração mineira, a qual preocupava-se apenas em ser um país livre.
O povo inspirava-se na França, sonhando com um país democrático. Faziam críticas ao governo e manifestos pela cidade. Chamavam o povo para, igualmente, revoltar-se contra o governo português. Apesar disso, o movimento não chegou a acontecer. 49 conspiradores foram presos, processados.
Porém, a conjuração baiana foi um importante movimento brasileiro, o PRIMEIRO no qual teve um movimento emancipacionista, no qual o povo participou, propondo o final da escravidão.


PARA REFLETIR:
 Por que é que foi apenas a conjuração Baiana o primeiro movimento emancipacionista, sendo que a conjuração Mineira aconteceu antes? Qual a diferença entre eles?
 Por que estes três movimentos surgiram? Em quem eles se inspiraram?
 Como é que, da Europa, o conhecimento Iluminista acabou chegando nas Américas?
 Por que é que os Estados Unidos se tornaram um país habitável, ou seja, por que os ingleses resolveram abandonar a sua terra? Que objetivos tinham na América?

 Respondendo:
A diferença entre os movimentos podem ser as pessoas que deles participam. No caso de Minas Gerais, a elite, enquanto na Bahia o povo. Assim, isso acaba respondendo a pergunta: a Bahia foi o primeiro estado a buscar independência, algo que reuniu todo o povo, em busca de o Brasil se tornar logo um país democrático. Como já falado acima, Minas Gerais não tinha esse interesse: queria apenas tornar-se um país independente, sem se preocupar com o restante do Brasil.
Como também já foi falado, estes três movimentos surgiram com a inspiração dos iluministas. Na verdade, não foi uma inspiração: foi sim uma mudança de mentalidade, onde agora o povo poderia questionar; enquanto, lembrando o Absolutismo, não era possível discordar do poder do rei, que era considerado “Deus na terra” (poder teocrático). Assim, podemos fazer uma grande avaliação entre o que acontecia no período absolutista, e o que tornou a desencadear no início do século XVIII.
Várias pessoas estiveram na Europa durante este período (estudantes, pessoas que estavam à passeio), e as ideias iluministas acabaram se dispersando, chegando à América do Norte e o Brasil. Assim, as ideias acabaram, também, se difundindo nestas regiões.
Os ingleses saíram da Inglaterra, e foi por isso que começaram a habitar os Estados Unidos. Mas há um motivo: estavam sendo perseguidos religiosa e politicamente. E então, obviamente, buscavam um lugar onde poderiam se ver livres, onde poderiam criar sua própria forma de governo.



Um comentário:

Anônimo disse...

Qual o nome desse quadro?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...