sábado, 16 de abril de 2011

A dica do caderno de estudos

O caderno de estudos não é apenas um aliado para aqueles que “não estudam”. Também pode auxiliar aos alunos que querem uma maior interpretação sobre o assunto; escrever, para alguns, é uma ótima forma de estudar.
Existem pessoas que, necessariamente, precisam expor suas ideias no papel – ou no computador – para se tornarem nítidas. Quer dizer, ela tem tudo na mente, mas compreende apenas o básico do básico dos conteúdos. E, acrescentando estes resumos no caderno, torna-se bem mais simples de entendê-lo e estudá-lo – claro que com outras pessoas é diferente, e, portanto, percebe se é assim com você: precisar escrever para entender, antes de permanecer lendo.
Assim, o blog sempre sugeriu a dica de caderno de estudos. Até o ano passado, dizíamos, antes de qualquer post, se poderia haver ou não anotações básicas para seu caderno; mais tarde, quando o número de leitores dobrou, resolvemos puxar para o lado da impressão, apenas copiando e colando nossos textos no Word, afinal, ficaria super repetitivo fazer postagens e mais postagens sinalizando “é legal ter caderno de estudos!”. Mas, como um ano passou e voou, estamos agora em outro, e como muitos devem perguntar: hã? Cadernos de estudos? O BAO acha que eu tenho um?
Sugerimos o uso apenas como dica, e mais uma vez, sinalizaremos se terá ou não o uso do caderno em determinado post – apesar de, claro, isso ser responsabilidade de nossos leitores: precisa ou não copiar tal coisa? – com um asterisco no início da postagem, juntamente com uma básica explicação, para os novatos.
Em resumo, o caderno de estudos pode fortalecer o seu conhecimento, pois estará, repetidas vezes, escrevendo e reescrevendo nele, e será assim, como já dito, um aliado nas horas de estudar.
Há várias formas de organizá-lo, e você definirá a melhor para você: tópicos, esquemas, divisão por matérias, entre outros.
Claro que, o uso das aclamadas “canetas coloridas” – que os professores tanto comentam – poderão auxiliar a destacar determinados assuntos (use também lápis de cor ou marcador de texto).
É também importante impor um lugar onde construam-se exercícios, pois era JUSTAMENTE para isso que nós, do blog, dizíamos no início do post: “use caderno de estudos”. A partir de agora, estamos usando, também, formas mais ágeis de atingir as respostas: ela está em branco, logo abaixo dos exercícios (clique em cima, movendo o mouse) o que facilita a sua correção, pois não fica demorado para atingir as respostas, e é uma redução de posts para nós – o que facilita igualmente.
Voltando ao assunto principal, assim como existem cadernos de estudos, existem também cadernos de anotações – o que podem ser úteis em sala-de-aula: são pequenos, poucas folhas e poupa os rabiscos no caderno. Só que, claro, PASSE A LIMPO depois.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...