sábado, 19 de fevereiro de 2011

Desde já, um bom aluno

Sim, desde já, um bom aluno! E se você não concorda com isso, achando que só é necessário estudar na véspera de prova, ou então quando achar que vai ser a véspera de prova, apague este pensamento da sua mente. É uma opinião errada. Talvez só pense assim por preguiça de estudar, e por ter vontade de fazer outras coisas, as suas prediletas. Mas chega de moleza, agora as aulas já iniciaram, e não é mais férias. Não é um tempo de só diversão, mas como sempre digo diversão também é necessária no período do ano letivo, mas é a hora de se dedicar mais nos estudos. Se não sente vontade nenhuma ou nem sabe por onde começar, confira essa postagem, que pode te ajudar muito (agora e mais para frente).
Vamos fazer um teste? Ano passado tivemos o teste se você é um bom aluno, e agora faremos um teste para ver como você está se saindo nos primeiros dias de aula e como irá agir mais para frente, e seja sincero, pois as respostas vêem no final para te ajudar com o que você deve fazer para melhorar seus pontos fracos inicialmente.

TESTE: COMO MELHORAR NOS ESTUDOS
1 – Por que é que você vai para o colégio?
Porque meu pai/mãe me obriga
Porque eu tenho os meus amigos no colégio
Porque eu preciso estudar para ter uma carreira profissional satisfatória
Eu nem sei por que estou aqui!
2- Você costumava estudar no ano passado, diariamente?
a) Não, porque eu não gosto muito de estudar bastante.
b) Eu estudava um pouco, mas normalmente na véspera de prova.
c) Não estudava todos os dias, mas era o suficiente para ir bem nas provas e tirar notas boas.
d) Não, eu acho que não é necessário.
3 – Qual era mais ou menos a média do seu boletim no ano passado?
a) Eu tirava entre 60 e 80.
b) Entre 70 e 90.
c) Entre 80 e 95.
d) Entre 50 e 80.
4 – O seu caderno era organizado?
a) O meu caderno era normal. Não tinha muita diferença entre o enunciado do exercício e o número, pois eu não escrevia de canetas coloridas. Mas para mim era o suficiente para eu entender as matérias.
b) O caderno estava quase em ordem. Eu deixava tudo caprichado, mas eu sempre se esquecia de copiar uma tarefa ou outra, ou então colar uma folha. E assim acabava ficando um pouco incompleto.
c) Era suficientemente bom. Com caneta colorida, uma letra bastante legível, datas que me facilitavam na hora de estudar, e tudo estava sempre em dia.
d) Para mim meu caderno era normal. Mas meus amigos/minha família costuma me dizer que existiam muitos rabiscos, que mal podia ler a minha letra, que as folhas estavam sempre mal coladas, e normalmente amassadas.
5 - Você pretende dar alguma melhora no seu estudo neste ano?
a) Pretendo sim. Minhas notas não foram tão boas no ano passado. É necessário estudar mais neste ano se eu não quiser ficar em recuperação novamente!
b) Eu pretendo, mas só para dar uma melhorada nas notas no meu boletim. Elas foram satisfatórias, mas posso evitar os setes.
c) Meu boletim estava bom no ano passado, com notas altas o suficiente, mas vou fazer o possível para atingir a nota máxima nesse ano.
d) Eu acho que não é muito necessário. Apesar de eu não ter tirado notas tão boas (pelo que me obrigaram a admitir) acho que não é tão necessário estudar mais. Estudar já é um saco, estudei bastante no ano passado e me ferrei. Mesmo ficando de recuperação, assim já está bom – só vou cuidar para não reprovar.
6 – Você costuma ter um horário reservado para estudar?
a) Eu não costumo. Já disse que estudar muito me chatea. Estudo na hora que eu bem entender.
b) Para mim tanto faz. Não preciso de um horário certo para estudar. Eu estudo quando estou com vontade, e quando vejo que o estudo vai render.
c) Sim, todos os dias estudo durante umas duas horas.
d) Não consigo saber que vale a pena. Estudar é um saco! Eu preciso de tempo para fazer as coisas que eu gosto. E não tempo para estudar. Eu estudo depois com alguém que já estudou e saiba mais do que eu.
7 – Você costuma fazer todas as suas tarefas no dia? Ou então deixa tudo para mais tarde?
a) Eu costumo fazer as que dão tempo. Quer dizer, eu faço bem “anoitão”, quando estou cansado demais para fazer outra coisa.
b) Eu costumo fazer. Mas tem vezes que eu tenho uma atividade extracurricular, e daí não dá tempo de fazer tudo. Tenho que deixar para o dia seguinte.
c)Eu faço todas no dia, e aproveito para estudar exercício por exercício mais tarde.
d) Sabe, eu sinceramente não sei nem porque existe tarefa de casa. Os professores mal estão cobrando mesmo. O que é que tem se eu não fizer? Eu não vou perder ponto mesmo.

                                            RESULTADOS:

MAIS A:
Se a maior parte das suas respostas foi “a” significa que você no ano passado não estudou o suficiente, e o bom de você é que admite isso. Essa parte de “admitir” só é importante porque você passa a mostrar a si mesmo que está errado. Neste ano, você pretende melhorar nos seus estudos, mas não tenta concretizar isso (por preguiça ou vontade de fazer outras coisas, que considera mais divertida), e é algo que deve melhorar se quiser mesmo mudar e parar de ficar em recuperação, como ficou no ano passado. E, mesmo parecendo que não, é o momento certo para iniciar. Não é necessário estudar diariamente durante muito tempo, só o tempo que achar suficiente (uns quinze minutos, nos primeiros dias já devem bastar), e mais tarde só vai depender das aulas, dos conteúdos, das matérias, das suas dificuldades e do seu ritmo, e você tem grande consciência para saber onde deve melhorar. É interessante deixar seu caderno mais organizado, de forma que consiga saber onde estão cada um dos conteúdos que você deverá de estudar nas provas de determinado professor. Com capricho e organização terá um caderno bem feito e notas mais significativas. Como cada um tem a sua própria maneira de estudar, não é possível deixar exemplos para serem seguidos, portanto, cada um deve criar o seu próprio.
MAIS B:
Aqueles que tiveram grande parte da resposta sendo “b”, significa que no ano passado tirava notas satisfatórias, mas por vezes acabava deixando escapar um sete ou ficando em recuperação uma ou duas vezes. Porém, ainda é possível melhorar. Se já achou seu ritmo certo, continue a trabalhar daquela forma, ou se ainda não encontrou, continue a procurar a que vai dar mais certo para você. Seus cadernos estão organizados, mas preste mais atenção no que deve colar e naquilo que deve copiar. Agora é sétima série, e em grande parte das vezes é importante que você mesmo consiga saber o quê é importante copiar em slides ou então próprias explicações dos professores. Não deixe de fazer perguntas e anotar a resposta de cada uma delas. É importante estudar mais nesse ano, mas se acha que já está satisfeito(a) continue do mesmo jeito do ano passado.
MAIS C:
Por favor, a perfeição não é possível de ser encontrada. Assim, não tem como simplesmente tirar as notas máximas em todas as matérias, e então deve começar a concordar com seus erros. Suas notas foram ótimas no ano passado, então não é necessário ficar aumentando seu ritmo ou então as suas horas de estudo. Matéria dada, matéria estudada, e não acaba demorando mais de meia hora para isso. Porém, existem as exceções de quando pensamos que as provas estão próximas, então os minutos ou horas acrescentadas vai depender da dificuldade de cada um. Você já atingiu altas notas, então não é necessário exagerar. Também é necessário dar uma pausa para relaxar e fazer as coisas que você mais gosta.
MAIS D:
Você não sabe por que está na escola. Não sabe para quê estudar. Não sabe por que existe tanta tarefa de casa, e nem para quê deve fazê-las. Mas chega disso, pois seus pensamentos estão absurdamente errados.
É importante ir para o colégio, aprender, se dedicar, e quando chegar na faculdade e no vestibular, conseguir passar tranquilamente, da forma que sempre quis, fazendo o curso que sempre pensou em fazer.
É importante estudar, portanto, para ir bem até o final da sua vida. E é importante fazer lição de casa para estudar ainda mais. Elas servem para deixar tudo gravado no seu cérebro, e fazer com que você o “use” ainda mais.
E, ah, você deve admitir que vai mal nas aulas, e que seu caderno é “cheio de rabiscos”. Dizer para si mesmo que está errado(a) é a forma mais simples de começar a concertar seus erros, e evoluir sua mente com eles. Portanto, passe a concretizar as situações. Diga: “eu preciso estudar”. Talvez possa ajudar de alguma maneira.


Agora, depois do nosso teste, que pode tê-lo(a) auxiliado(a) para saber que rumo é melhor para se tomar daqui para frente, existe agora um pequeno resumo, feito em tópicos, sobre determinados e diferentes assuntos, que podem auxiliar a todos para saber como estudar melhor desde já.

FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações sobre as aulas às vezes podem ser consideradas formas simples para depois ter mais de uma base de estudo, na hora de estudar para as avaliações. Assim, fica uma dica para vocês.
TUDO SOBRE O PROFESSOR
(assuntos sobre o professor)
O professor sabe muito bem sobre o que deve ser trabalhado em sala de aula. E com razão, pois é ele mesmo quem faz a prova e, assim, sabe perfeitamente o que vai estar lá. Portanto, sempre que ele pedir para você, também como lição de casa, ler um determinado parágrafo ou uma determinada página para responder a tal pergunta, leia, pois ela pode ampliar seus conhecimentos, e fazer com que você consiga entender melhor sobre do que trata o assunto.
Se o professor está lá para ensinar, é claro que ele vai responder a sua dúvida. Basta erguer a mão e perguntar. Para aqueles que tiverem uma dúvida e que não quiserem expo-la ao grupo todo, fale individualmente com seu professor, quando ele der um tempo para fazer algum exercício em sala ou então quando ele estiver sentado em sua mesa, ou então em qualquer outro horário que quiser. O importante mesmo é tirar as suas dúvidas.
TUDO SOBRE LIÇÃO DE CASA
(assuntos sobre lição de casa)
Como foi dito, o professor sabe perfeitamente o que está passando. Normalmente, um conteúdo de prova. Portanto é sempre importante fazer as suas lições de casa. Também é bom ter um tempo reservado para elas, enquanto há um outro tempo reservado para estudar, e outro como tempo livre.
Lição de casa é algo que nunca sabemos como vem. Existem dias que existem quatro, outros com cinco e outras com apenas uma. Então é sempre importante manter suas lições de casa em dia, sempre fazendo-as quando for mandado. Caso não consiga, deixe para o próximo dia, mas não esqueça no dia seguinte, e não deixe de fazer.
As lições de casa são formas de estudo, então é importante concentrar-se nelas na hora de fazê-las. Materiais indevidos e que tiram a atenção não deve estar próximo a você (como computador, televisão, outros barulhos, aparelhos de música, entre outros).
TUDO SOBRE ESTUDAR
(assuntos sobre estudo)
É importante estudar diariamente, mas não é bom exagerar. A lição já ocupa um espaço de tempo, e somado ao tempo de estudo, fica mais de uma hora (às vezes menos, às vezes mais) e portanto não é bom exagerar. Só utilize o tempo necessário, pois também não é bom se adiantar bastante apenas para escutar música ou ver um filme na televisão. Estudar deve parecer para você mais importante do que o filme e a música.
E nem sempre a forma de estudo do seu amigo pode ser a mesma que a sua. Pode ser que você tenha mais dificuldade, ou precise ouvir mais do que falar. Dessa forma, nada de imitar o amigo que tira notas melhores do que a sua, ou que simplesmente não fica em recuperação como você; pode ser que não dê certo.
Um caderno de estudos não serve apenas para aqueles que não estudam nada. Caderno de estudos é para todos aqueles que querem ter mais um material de estudo. Se um caderno de estudos não for a forma mais ágil que você tenha escolhido para um novo material, por não ser nem sempre possível levá-lo a sala de aula ou por outro motivo, também existe a opção de um bloquinho de anotações. Porém, não é necessário anotar exatamente tudo o que o seu professor fala. Pode reservar um espaço para as perguntas dos seus colegas (que forem compatíveis a sua dificuldade ou então todas elas) e para as explicações do seu professor, que considerar mais importante.
DICAS PARA TER MAIS ATENÇÃO
(nas aulas e nos seus próprios estudos/tarefa de casa)
Falta de atenção pode ser considerado um dos principais pontos fracos que é costumeiro de se encontrar. Pessoas desatentas costumam fazer perguntas logo depois que o professor acaba de explicar exatamente o que perguntou.
Se você faz parte desse “grupo” então é importante conferir algumas das dicas a seguir:
- Leve mais a sério o seu professor. Com certeza você não deve nem estar ligando para ele, e muito menos para suas aulas.
- Pessoas com falta de atenção costumam tirar notas piores, então é melhor reverter a situação.
- Deixe seus colegas de lado, pelo menos na hora que o seu professor está explicando alguma coisa. Ou então, se conseguir, procure não conversar durante a aula, apenas em breves intervalos entre uma e outra. Assim é mais fácil escutar o que o professor está falando.
- Não fique pensando em outra matéria, na capa da revista, no vídeo game, no Wii, na televisão, na sua casa, em fim, não fique no mundo da lua. Pensar durante as aulas pode tirar a sua atenção do professor para o que pensa. E não, nem sempre é possível (e não é muito aconselhável) fazer os dois ao mesmo tempo.
- Se existem materiais na mesa que tiram a sua atenção, então exclua-os da sua mesa. Os mais distraídos, durante a explicação, devem retirar tudo da mesa. Mas, nem sempre e bom, pois não será possível, com os materiais embaixo da carteira ou na mala, fazer algumas observações no seu caderno, que podem ajudá-lo na hora de estudar. Portanto, tente fazer o que mais vai dar certo com você.
- Repare bem nas perguntas que os seus colegas estão fazendo, antes de fazer a sua. Então, nem sempre é bom ficar só pensando no que perguntar. Se também prestar atenção nas perguntas dos colegas pode ser que eles tirem a sua dúvida, ou então que façam perguntas importantes, e que podem parar na sua avaliação.
- Preste muita atenção no seu professor, antes de fazer qualquer pergunta. Pode ser que ele tenha explicado o que vai perguntar anteriormente, ou então alguém possa ter perguntado antes, e de qualquer forma o professor pode ter feito algum tipo de observação.
Seguindo as dicas acima, poderá ir melhor nos estudos. Não se distraía em momentos de aula. Nem sempre os seus materiais de estudos estão completos, de forma que o seu professor está explicando mais do que o próprio livro.
OUTRAS DICAS PARA ESTUDAR MELHOR
Eu falo delas sempre, mas vou repeti-las para aqueles primeiros visitantes do blog, ou então aqueles que se esqueceram ou nunca leram as tais postagens.
Bem, prestar atenção na aula é um bom começo. Depois, na sua casa, aula dada, aula estudada (ou faça o possível para ser isso). Ter um lugar reservado para seus estudos é algo ótimo. Se quiser ter mais de um, e utilizá-los alternadamente, também citam (mídia) que é bom, pois possibilita que seu cérebro fique mais “feliz” por estar em um lugar diferente do dia-a-dia. Assim, não prefiram fazer isso sempre.
Escolha um bom espaço. Isso também vai depender do seu horário de estudo e lição de casa. Afinal, pode ser que pela tarde aquele local seja barulhento, mas pela noite, quando volta do inglês ou outra atividade extracurricular, aquele lugar pode ser mais calmo.
A dica, claro, é preferir lugares mais calmos, tranquilos, pois existem estudantes que com muito barulho não conseguem estudar perfeitamente bem, pois embaralha uma grande confusão na mente. Agora, se você realmente conseguir estudar escutando música, por exemplo, então estude escutando música. Mas só porque “música é legal” não significa que a melhor coisa seja modificar a sua forma de estudo. Dessa forma, analise bem se é mais fácil com seu iPod, rádio, MP7, ou seja lá que outro material possa ser.
Também é bom preferir lugares mais arejados. Lugares abafados, mesmo que sejam calmos, nem sempre vão deixar sua mente tranquilizada. Portanto, prefira lugares que tenha uma janela grande, ou então que o ar seja realmente melhor ali dentro.
Outra coisa, é que é importante deixar tudo que acaba te distraindo fora da mesa. Se quando está perto do seu iPod (e não consegue estudar com ele de forma adequada), deixe-o longe de você, guardado onde bem entender. É dessa forma, com situações simples, que podem ocorrer melhoras na sua atenção. É melhor uma mesa/escrivaninha (ou qualquer outro lugar onde estude) estar sempre limpa e apenas com os materiais que serão utilizados em determinada tarefa de casa/matéria.
Existem pessoas que costumam, por exemplo, pegar água, um suco, um biscoito, uma fruta, ou qualquer outro tipo de alimento/bebida, apenas para se livrar do estudo por alguns instantes. Isso não é o certo. Mesmo que você tenha ido na geladeira pegar o suco porque estava realmente com sede, isso de qualquer maneira acaba atrapalhando. Quando volta, é costumeiro não saber onde parou e onde tem que continuar. Portanto, deixe no seu ambiente de estudos tudo que sempre corre para buscar.
Intervalos de dez ou quinze minutos depois de uns cinquenta minutos ou uma hora de estudos são necessários. Não é bom exagerar (como já foi dito neste próprio post), pois pode deixá-lo com dor de cabeça, ou então, nos próximos dias, com um super tédio de estudo. E afinal, é bom parar um pouco. Aproveite: tome água, alongue-se, vá lá fora, vá na janela, etc. Na verdade, eu mesma não aconselho ir para televisão, para o computador, ouvir música, ir no vídeo game e coisas compatíveis durante esses intervalos. Pois, claro, você provavelmente vai acabar ficando mais de quinze minutos ali, e então esquece completamente da hora de estudar.
E na hora de parar, lembre-se: pare quando tiver TERMINADO a lição de uma determinada matéria, ou então terminado de estudar a tal matéria. Se parar no meio da tarefa/do conteúdo, é normal esquecer-se totalmente do que estava aprendendo, e nessas horas, não fazer à mínima ideia de onde parou.

Bem, o Bom Aluno Online agradece sua leitura!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...