quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Matemática - regra de três, explicações e vídeos

O que seria regra de três?
Na verdade, a regra de três já foi explicada anteriormente pelo blog, em uma postagem anterior. O conteúdo sobre a regra de três participa do conteúdo A3. Apesar de já termos apresentado-a, não citamos seu nome, e nem ao menos explicamos suas novas regrinhas para fazer os cálculos.
Provavelmente, a prova ocorrerá na semana que vem, portanto é hora de aproveitar para estudar, junto com o blog e fazendo exercícios em seu caderno de estudos. Acompanhe neste post as explicações e também as dicas para hora da prova - o que fazer, estudar, etc.

A REGRA DE TRÊS


A regra de três nada mais é do que os cálculos de proporções, ou seja, a comparação entre uma e outra razão matemática. Utilizaremos uma forma diferente de explicar, com a utilização de imagens que foram preparadas pelo próprio Bom Aluno Online. Leia o resumo em questão:

Resumo

Vamos supor, primeiramente, que existe um exercício para ser feito em uma folha, muito compatível a uma prova, e explicaremos o que deve ser feito em uma situação como esta, assim como avaliar quando é diretamente ou inversamente proporcionais - amplamente necessários para começar um cálculo. Acompanhe como fazer um exercício como este, passo a passo, com as imagens que foram preparadas para melhor compreensão.


* Clique na imagem para ampliá-la
As dúvidas sobre o que fazer na hora da prova, como estudar, onde e outras dicas - só no Bom Aluno Online!


DICAS PARA AVALIAÇÃO


1º - ESTUDE ANTES
Não é nada legal deixar tudo para a véspera da prova, principalmente em Matemática, já que para a matéria é necessário não apenas decorar, mas fazer a resolução de alguns exercícios e conhecer perfeitamente bem cada uma das regras ou nomes.
Também é melhor estudar antes pois seu tempo pode ser dividido a cada dia, ou seja, não é necessário estar estudando durante 50 minutos todos os dias durante cinco dias, por exemplo. Pode-se ser utilizado, em cada dia, no mínimo 10 minutos.
Nada de exagerar no período de estudos: não deve ultrapassar 60 minutos, sem nenhum intervalo para um lanche ou para fazer coisas diferentes: ouvir música, ir no computador, etc.
2º - NÃO DEIXE NADA PARA DEPOIS
Se você pode fazer agora, não deixe para depois - aproveite seu tempo livre ou sem nenhuma atividade para estudar matérias que são as mais difíceis para você - se você pode fazer neste momento, faça sem nenhuma reclamação e recompense a si mesmo com melhores atividades depois ou sem ficar em recuperação.
3º - MATEMÁTICA SÓ PODE SER ESTUDADA COM EXERCÍCIOS
Não adianta decorar o exercício 8 ou o 9 que está em seu caderno. Matemática tem a ver com refazê-los, compreendendo a sua regra, em um caderno de estudos ou em seu próprio caderno de Matemática. Se você apenas decorar regras, também não estará se ajudando. O certo mesmo é o estudo+exercícios.
4º - A CONCENTRAÇÃO NA HORA DA PROVA
É muito importante se concentrar na hora de estudar, mas principalmente na hora da prova. Matemática, é evidentemente uma prova de cálculos. Caso esteja distraído pode substituír um 1 por 7 ou fazer outras trocas relacionadas.
Suas respostas não estarão coerentes desta maneira. Deve-se prestar muita atenção em seus cálculos e isto pode começar com esta prática da concentração em uma atividade - lição de casa ou então as que você mesmo faz para estudar.

VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO

Na internet é possível encontrar vários vídeos que falem sobre proporção e/ou razão. Com a visualização deles pode ser que o conteúdo fique fácil para você aprender. Veja-os:












Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...