quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Matemática - o conteúdo A3

O conteúdo A3, de Matemática - neste terceiro trimestre - fala sobre proporção e sua propriedade. É um conteúdo que fica BEM MAIS FÁCIL se você entendeu direitinho as regras das equações - e já está craque com elas. Na verdade, quem não conhece direito o conteúdo, pensa: o que propriedade da proporação tem a ver com equação?
Na realidade, tudo para você fazer a resolução de uma proporção, basta você utilizar a equação, e não existem outros meios - atualmente - para resolver a conta e se livrar do exercício.
Se você quiser descobrir e entender ainda mais o conteúdo A3.
* Como não é possível fazer o sinal das frações, resolvemos colocar a barra, que vocês com certeza já conhecem, e vai facilitar a sua compreensão se você entender o que ela significa. Na verdade, em vez de escrever a fração normalmente, nós usaremos na linha, que não faz com que ocupe três ou mais linhas para formá-la aqui no computador. Espero que compreendam :)


RESUMO

Primeiramente, é necessário entender o que é uma proporção para lidar com a propriedade dela. Se você não sabe ou não lembra, recorde-se com a explicação abaixo:
* Uma proporção, na verdade, é escrita da mesma maneira de uma fração, mas isto não significa que ela vai ser sempre uma fração: ela não é. Uma proporção é lida diferente de uma fração e também possuí objetivos diferentes: Em vez de repartir pedaços de chocolate, ou dividir balas de um pacote, uma proporção serve para descobrir uma escala, uma porcentagem ou uma velocidade média, por exemplo. Para quem não sabe, as porcentagens são proporções (como 5/100 = 5% de 100 ou então 0, 05) e a velocidade média também - na realidade elas vieram de uma proporção, ou seja, só foram descobertas recorrendo a estes cálculos).
Agora que todos já sabem o que uma proporação significa, compreendam o que é a propriedade de uma proporção:
* A propriedade de uma proporção recorre a duas proporções para comparar um assunto diferente - por exemplo, as duas vão comparar escalas, ou as duas vão comparar porcentagens, etc - e às vezes podem ter um número desconhecido, uma incógnita, e aí entra o assunto do objetivo: misturar equação com proporação.
Pode parecer óbvio que um cálculo difícil ou uma explicação complicada está prestes para aparecer. Na realidade, não. E este é o bom do assunto atual, estes cáculos são sempre fáceis.
Observe como fazê-los:
* Normalmente, existe um exercício em questão para você resolver um cálculo sem um número, e sim com uma incógnita;
1 - Um homem resolveu desenhar o seu quarto em um papel, utilizando a escala 1/3.  Sabendo que no tamanho real são 948 centímetros,  qual é o tamanho do desenho?
* Resolução, como faz?: primeiro você deve saber que a proporção significa que a cada 3 centímetros, equivale a 1 centímetro. Como puderam perceber, o valor real está embaixo - o 3. Assim, como é regra deixar os valores um ao lado do outro, você deve deixar o valor do desenho em cima e o real embaixo. Aí vem a pergunta: são 948 centímetros reais, portanto o valor x, ou simplesmente uma incógnita qualquer correspondem a 3.
Assim fica a montagem: 1/3 = x/948
Veja em uma imagem:



*Se quiser ampliá-la, clique na imagem, que saíra da página em questão para observá-la e lê-la no tamanho original. Caso queira continuar no post, ou não retroceder pelas flechinhas que voltam para página anterior, abra-a em uma nova guia.
Espero que vocês tenham compreendido o conteúdo e o nosso verdadeiro objetivo de fazer com que você aprenda, decore e compreenda.
Em breve, falaremos sobre o conteúdo B3, que também utiliza as equações, só que em ângulos - e que vai cair sim na próxima avaliação.
Atualmente, a avalição em questão e que está sendo mais focada pelos autores por causa da sua proximidade, é a B3. Para você que se deu mal, procura melhorar a sua nota, ou simplesmente continuar com o mesmo padrão, estude.
Grande probabilidade na semana que vem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...