quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sujeito e Predicado - núcleo, e classificações

O conteúdo sobre Sujeito e Predicado já foi estudado anteriormente, porém estamos aprofundando o assunto ainda mais, discutindo sobre núcleo do sujeito e as classificações do sujeito. Confira o resumo completo sobre o assunto:

CLASSIFICAÇÕES DO SUJEITO
O sujeito pode ter várias classificações, e isto depende do predicado - já que é o verbo que refere-se ao sujeito em questão.

SUJEITO SIMPLES
O sujeito simples, só é considerado simples quando possuí um sujeito que pode ser indentificado na própria oração. O sujeito é simples quando tem apenas um núcleo. Exemplos:

"Eu andei até o ônibus"
Sujeito: eu
Predicado: andei até o ônibus
Núcleo (simples): eu

"Nós chegamos em casa"
Sujeito: nós
Predicado: chegamos em casa
Núcleo (simples): nós

SUJEITO COMPOSTO
Quando o sujeito é composto, é identificado na própria oração, mas, diferente do sujeito simples, possuí dois ou mais núcleos. Exemplos:

"Eu e meu amigo andamos até o ônibus"
Sujeito: eu e meu amigo
Predicado: andamos até o ônibus
Núcleo (composto): eu, amigo

"Minha prima e eu chegamos em casa"
Sujeito: minha prima e eu
Predicado: chegamos em casa
Núcleo (composto): prima, eu

SUJEITO OCULTO
Só é considerado sujeito oculto quando o sujeito não está presente na oração. Porém, pode ser facilmente descoberto ao observar a desinência verbal ou uma oração anterior. Apesar de ser descoberto, continua sendo sujeito oculto.

"Andamos até o ônibus"
Sujeito (oculto): nós
Predicado: até o ônibus

"Cheguei em casa"
Sujeito (oculto): eu
Predicado: em casa

SUJEITO INDETERMINADO
Um sujeito só é indeterminado quando infelizmente não pode ser encontrado em orações anteriores - ou quando não tem orações anteriores - ou quando o verbo é da terceira pessoa do plural ou do singular. Nestes casos, são indeterminados, já que não podem ser definidos como: as pessoas, os meninos, todos eles, aqueles garotos, etc.

"Andaram até o ônibus"
Sujeito (indeterminado)
Predicado: até o ônibus

"Chegou em casa"
Sujeito (indeterminado)
Predicado: em casa

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Esperamos que todos tenham entendido o pequeno resumo. Caso alguém sinta interesse em receber exercícios extras e reforaçados de Português, basta enviar um e-mail para baocontato@hotmail.com.
Aceitaremos, também, fazer exercícios para objetivos anteriores (caso alguém tenha ficado em recuperação).
Se não quiser publicar suas dúvidas abertamente, comentando, elas também podem ser esclarecidas por e-mail.
Esperamos contato;

Um comentário:

Feer/ LadyPinkLonie disse...

iiisa me ajuda a redsuzir os termos de cada membro das equações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...