quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Geografia: princípios, movimentação da Terra e fuso horário


A Geografia possui, como principal objetivo, estudar e compreender a diversidade existente no planeta e assim poder relacioná-la com a sociedade. Para, isso, existem alguns conceitos principais interligados:

➜ Princípios básicos


Espaço geográfico
É o espaço onde o homem interage, havendo nele uma relação entre o espaço natural e a sociedade. 
  • Paisagem
    Basicamente, é tudo aquilo que o homem pode notar através dos cinco sentidos em um espaço; existe a paisagem natural e a cultural, ou seja, aquela que não possui muita interferência do homem e aquela que o homem modificou, por meio do trabalho e da tecnologia (respectivamente).
  • Lugar
    Parte do espaço geográfico definido por uma identidade. 
  • Território
    Parte do espaço geográfico que possui limites e relações de poder.


Os princípios científicos da Geografia
Existem cinco formas de estudar um fato geográfico:
  • Extensão
    Consiste na localização do fato geográfico (estabelecer limites).
  • Analogia
    É a comparação da área estudada com outras áreas (suas semelhanças e diferenças).
  • Causalidade
    É a busca das causas e consequências do fato geográfico.
  • Conexidade
    Consiste em estabelecer conexões dentro e fora da Geografia, ou seja, fazendo relações com outras disciplinas para explicar um fato geográfico.
  • Atividade
    Consiste em analisar o fato geográfico através do contexto (acontecimentos passados).

➜ Noções espaciais e elementos da cartografia


Rosa dos ventos
A fim de ajudar na localização dos espaços, surge a rosa dos ventos. Os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oste são os mais conhecidos. É interessante, também, saber seus sinônimos:
Norte: Setentrional e Boreal
Sul: Meridional e Austral

Leste: Oriente
Oeste: Ocidente

Coordenadas Geográficas
Latitudes e longitudes compõem um outro método de orientação, que têm como referência a Linha do Equador (dividindo o planeta entre Norte e Sul) e o Meridiano de Greenwich. 
A latitude é horizontal e tem como base a Linha do Equador; ela varia de 0º a 90º em cada hemisfério. Já a longitude é vertical e tem como referência o Meridiano de Greenwich; ela varia de 0º a 180º em cada hemisfério.

Fuso horário
É por meio da longitude que surge o fuso horário. Existem 24 fuso horários no mundo inteiro, sendo que 4 deles pertencem ao Brasil. Se são 24 fusos e a Terra possui 360º, pode se dizer que cada fuso corresponde à 15º graus ou 1 hora. 
Observe o mapa ao lado. A linha vermelha que praticamente divide o mapa ao meio é o Meridiano de Greenwich, onde o grau é 0. Para o lado direito (Leste) as horas aumentarão a cada 15 graus. Para o lado esquerdo (Oeste) as horas irão diminuir a cada 15 graus, se o referencial for ainda o Meridiano. 
Além disso, existe ainda a Linha Internacional de Data, a qual está representada no canto direito do mapa, no lado oposto ao Meridiano de Greenwich. Quando, por exemplo, um navio está a oeste e atravessa a linha para o lado leste, ocorre a seguinte alteração: o relógio marcará exatamente o mesmo horário, entretanto a embarcação "volta" para o dia anterior. Já quando o deslocamento é ao contrário, ou seja, de leste para oeste, o relógio continua marcando o mesmo horário, mas nesse caso perde-se um dia, uma vez que você estará vivendo no dia seguinte.

Movimentos da Terra
Existem 17 movimentos no total, sendo que dois deles são os mais importantes:

  • Rotação
    É o giro da Terra ao redor de seu eixo, o qual acontece no sentido oeste ➜ leste, ou seja, na direção contrária ao movimento aparente do sol (leste ➜ oeste). Essa volta dura aproximadamente 24 horas.
  • Translação
    É o deslocamento da Terra em torno do Sol, o qual dura cerca de 365 dias e 6 horas, o que explica a existência dos anos bissextos. Esse movimento explica a existência de solstícios e equinócios:

    ➜ Solstício: momento em que é registrado o início do verão (no dia 21 ou 22 de dezembro) e do inverno (no dia 20 ou 21 de junho).


     ➜ Equinócio: momento em que o dia e a noite tem praticamente o mesmo período de duração. É quando ocorre o início da primavera (dia 22 ou 23 de setembro) e do outono (20 ou 21 de março).
    Observe:
Clique na imagem para ampliar

Um comentário:

mctiso disse...

pourquoi pas essayez ici Dolabuy Loewe parcourez ces gars sacs réplique gucci passez sur ce site Web sacs répliques de bonne qualité

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...