quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

15 dicas para volta às aulas

As férias estão chegando ao fim, as aulas estão voltando e novas expectativas e metas surgem. Mas... como estudar? Como manter as notas altas e não ficar de recuperação? E como passar no vestibular? Pensando nessas e em outras perguntas, confira uma série de dicas de estudo que serão muito úteis para você nesse ano letivo.





1. Estabeleça sua meta
Se você pretende passar de ano sem recuperação ou passar em alguma faculdade pública, estabeleça uma meta e permaneça focado nela.

2. Seja organizado
Mantenha sempre seus materiais e seu ambiente de estudos em ordem.

3. Crie um cronograma de estudos
Faça as tarefas e estude todas as matérias que você teve no colégio naquele dia. É preciso, porém, haver pausas no cronograma: é correto pausar 10 minutos a cada 50 minutos de estudo. Além disso, há quem diga que o estudo diário não deve ultrapassar de 5 horas; isso porque o cérebro fica "sobrecarregado" e, depois desse período aquilo que for estudado será perdido. Lembre-se de dormir por cerca de 8 horas por noite e nunca usar a madrugada para estudar.

4. Estude a matéria mais trabalhosa primeiro
A matéria que for mais trabalhosa ou simplesmente aquela que você tem mais dificuldade deve ser estudada antes das outras. Isso porque, além de você começar estudando aquilo que tem mais necessidade com o cérebro fresco e recém-descansado, você acabará exercitando mais o cérebro.

5. Intercale as matérias
Considerada a melhor técnica de estudos segundo a Psychological Science in the Public Interest, estudar uma matéria dividida em pequenos períodos ao longo do dia é mais eficaz do que estudar a mesma por várias horas seguidas. Dessa forma você terá contato com o conteúdo em diferentes horas do dia, facilitando a memorização.

6. Reserve um tempo para fazer exercícios
Por mais que você não tenha tempo de estudar naquele dia, faça exercícios e tarefas de casa para não deixar o conteúdo atrasado. Busque também outros exercícios na internet, seja de vestibulares antigos ou de páginas que são próprias para isso.

7. Cuidado ao grifar 
Grifar textos a fim de dar uma resumida no conteúdo pode não ser sempre uma boa ideia. Use os marca textos quando você sabe qual é a parte principal do conteúdo. Saiba também que grifar não serve como uma técnica de memorização. 

8. Busque outras formas de estudo
Se você não se contenta com o que é mostrado em sala de aula ou não está entendendo o conteúdo, busque na internet exercícios, resumos e vídeo aulas.

9. Anote
Quando estiver estudando, mantenha um caderno de anotações ou uma folha por perto e anote todas as dúvidas que surgirem, a fim de perguntar ao seu professor na próxima aula.

10. Converse com alguém que já fez vestibular
Se você quer descobrir como passar no vestibular, nada melhor do que perguntar àquela pessoa que já tentou/passou em alguma faculdade. Assim, você poderá conhecer dicas diferentes e ter uma noção do que você deve ou não fazer durante esse ano.

11. Cada um tem sua forma de estudo
Lembre-se que: não é porque seu colega estuda de uma forma e isso funciona para ele que, consequentemente, funcionará para você também. Existem àqueles que fazem mapas conceituais ou resumos e outros que conseguem ir super bem nas provas só por prestar atenção na aula. O certo é conhecer a sua maneira mais eficaz de memorizar e aprender e usá-la durante esse ano.

12. Tenha um espaço de estudos
Deixe um ambiente separado para estudar. Ele deve ser claro, arejado e silencioso. Desligue todos os aparelhos eletrônicos e tire de perto tudo aquilo que te distraí. Se possível, opte por um lugar próximo a uma janela ou use uma luminária. Ao longo do ano, você pode adicionar post-its com macetes e fórmulas na parede.

13. Treine sua redação
Para os vestibulares e o ENEM, uma redação de qualidade pode ser o diferencial daquele que passou no curso desejado. Por isso, reserve um tempo na sua semana para treinar. Se necessário, faça aulas de redação.

14. Lanches
Lembre-se de comer de 3 em 3 horas e de ter um garrafinha de água sempre em mãos.

15. Reserve seu tempo para o lazer
Não deixe de fazer atividades de lazer. Reserve um tempo para assistir sua série favorita, sair com os amigos ou ir ao cinema, pelo menos no final de semana. Lembre-se também de não deixar de fazer exercícios físicos!

Um comentário:

tysou disse...

replica bags thailand my latest blog post b9z22r4i65 7a replica bags Read Full Report z7h32i4m47 replica louis vuitton replica prada nylon bags replica bags nyc replica hermes bags m2w95f0b46 replica bags turkey

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...