sábado, 26 de maio de 2012

Dicas para o 2º trimestre

O primeiro trimestre funcionou como desejava? Sem recuperação alguma ou poucos objetivos? Muitas dificuldades? Houve devida organização?
A base para um novo começo, seja de um novo ano, de um novo mês, trimestre ou semestre, é sempre reavaliar suas atitudes. Quando são reavaliadas, fica perceptível seu erro, de forma que você então saberá o que modificar para que só haja melhoras.
Neste caso, em particular (um novo trimestre), dê uma olhada em algumas perguntas simples. Lembre-se de respondê-las com sinceridade, e depois leia a dica correspondente a sua resposta. 

Em quantos objetivos você ficou de recuperação?

Ficar em recuperação significa que algo está errado: a sua forma de estudo, sua atenção, sua base de estudos, entre outros. Assim, é preciso haver uma avaliação pessoal, o que com certeza dependerá do número de objetivos que você ficou. Observe as dicas/informações para cada um:

Nenhum
Parabéns! Mas não ter ficado em nenhum não significa que não exista nada para uma revisão ou melhora em seu hábito de estudos. Às vezes o professor pode ter dado mais alguns décimos para atingir a média 7,0. Esta nota no boletim pode ter sido por causa da falta de estudo, preguiça, dificuldade em determinada matéria e uma série de outras possibilidades. 
1-3 objetivos
Ficar de 1 até 3 objetivos é aceitável. Afinal, as provas de recuperação acabam ficando próximas, ou até mesmo no mesmo dia, de uma avaliação de outra matéria do 2º trimestre! Para recuperá-las é necessário esforço. Você precisará agora organizar seu tempo, ver se houve grande dificuldade ou se ficou de recuperação por bobeira.
4-6 objetivos
Entre 4 a 6 objetivos é mais difícil de se recuperar. Apenas mais difícil, não impossível. Será necessário, nas próximas semanas, bastante empenho. Isso significa: correr atrás de formas de estudo. Depois disto, você deverá estudar adequadamente.
7-10 objetivos
Será difícil recuperar este número de objetivos. Vale lembrar que as datas das provas de recuperação são sempre próximas das provas do trimestre em questão. Isto significa que você terá de se empenhar tanto no 1º trimestre, tanto no 2º! Para não haver confusão, que tal fazer um caderno de estudos, ou simplesmente várias folhas com resumos e exercícios do 1º trimestre? Lembre-se sempre o que é o do primeiro tri e o que é do segundo. 
mais de 10 objetivos
Ficar em 10 objetivos ou mais exigirá, basicamente, o máximo de empenho possível para estudar. Afinal, somando os objetivos do 2º trimestre + os de sua recuperação resultará em um número superior a 25! Isto significa que serão 25 objetivos para estudar desta vez, não mais 17. Confira, ainda nesta postagem, dicas simples para quem ficou de recuperação (onde estudar, que materiais utilizar, etc).

Caso tenha ficado em algum, foi por quê?


Dificuldade
A dificuldade é um dos mais difíceis de ser "concertado". Porém, não confunda dificuldade com quaisquer outros motivos! Quando se é dificuldade, você não consegue ir bem nas provas (não porque não estudou, mas sim porque não entende), entender o conteúdo com facilidade, fazer os exercícios da tarefa de casa, etc.
Preguiça
Quando há a preguiça obrigatoriamente existe falta de estudo. É costume deixar tudo para mais tarde, para outra hora e para outro dia; porém, ao fim, não há estudo algum e pouca realização de tarefas. A preguiça, portanto, faz com que haja um atrapalho no rendimento do estudo. Para rebatê-la é necessário empenho, lembrar-se que é preciso estudar, fazer tarefas de casa e trabalho, fazendo o máximo possível para que a matéria seja realmente compreendida.
Falta de estudo/atenção
Qual é o problema da falta de estudo? Ou existe preguiça, ou "não há tempo". Se for a primeira opção, leia "Preguiça", acima. Caso seja a segunda, lembre-se que sempre há tempo, você só não está o administrando da forma correta. A falta de atenção, por outro lado, pode depender para cada um. Isto porque, enquanto um indivíduo tem falta de atenção por causa das conversas, outro tem por causa de sua borracha. Para isto, tanto na hora de estudar em sua casa, tanto na sala de aula, deixe longe objetos que te distraem. Mantenha o ambiente de estudos sempre organizado, longe de barulhos, computador, televisão, celular, etc.

Você possui dificuldade em quantas matérias?

É normal sentir dificuldade dentre 1 a 4 matérias. Se for mais do que isto, é porque provavelmente você ou não está estudando, ou está estudando pelo método incorreto. Ainda existe outro motivo: você não possui dificuldade na matéria, e sim no conteúdo daquele trimestre. Se for este o caso, acontece que provavelmente você obteve falta de atenção, de estudo, faltou algumas aulas ou teve preguiça de fazer as tarefas ou estudar. Você possui dificuldade, mas, afinal, qual é o motivo?

Qual foi a frequência de seu estudo?

Todos os dias (de 1 à 2 horas)
Estudar todos os dias é uma meta complicada. Afinal, há dias em que existe um acúmulo de lições, outro em que é mais importante fazer um esporte ou assistir aquele filme na televisão do que estudar. É ainda mais difícil estudar entre 1 à 2 horas por dia! (Afinal, se você estuda 1 hora por dia todos os dias, inclusive domingos e feriados, terá um total de 30 à 31 horas todo mês! Se forem 2 horas, todos os dias do mês, terá um resultado de 60 à 62 horas!) Apesar de ser difícil, é necessário. Parabéns a você que conseguiu!                                                                                                       Pelo menos duas vezes por semana                                            Estudar duas vezes por semana não é a frequência adequada. Apesar disto, já é um começo. Essas duas vezes por semana já podem ser de grande ajuda. Mas lembre-se: matéria dada, matéria estudada. Se você estudar todos os dias a matéria dada em sala de aula, não será necessário estudar diariamente mais de 2 horas. É necessário, além disso, deixar um tempo superior para as matérias ou conteúdos que você não entende ou que possui maior dificuldade.

Não estudei
A falta de estudo pode ser um dos principais motivos por você ter ficado de recuperação. Se não foi o caso, vale lembrar que todas as pessoas possuem métodos de estudo diferente: umas precisam ficar 2 horas estudando, outras só fazendo resumo, outras só falando, etc. "Estudar" prestando apenas atenção na aula pode ser um método que dá resultado agora, mas pode ser inadequado nos próximos anos. Se estudar com frequência já for uma rotina, as notas atingidas serão superiores as de antes; você não terá tanta dificuldade para estudar para simulados, provas e vestibulares futuros. Estudar pode ser chato, cansativo, e além disso é muito mais tentador dormir, ficar no computador ou no vídeo game o dia inteiro. Apesar disto, estudar é necessário. Comece estudando uma vez por semana; depois, duas; mais tarde, três, e assim sucessivamente. Fazer do estudo um método com certeza evitará recuperações.

Houve algum tipo de esforço?

Quando se diz esforço, significa: mesmo possuindo dificuldade, você fez o máximo para estudar? Fez as mais diferentes pesquisas, em diversas fontes, para haver mais uma forma de estudar? Houve capricho? Suas atividades foram feitas sempre que solicitado? Você fez, além das tarefas de casa, atividades que o professor não passou, mas que condiziam com o conteúdo? Fez resumos? Refez tarefas, provas, exercícios? Preparou um caderno de estudos? Estudou com grande frequência?
Se a maior parte das respostas foi "não" é porque alguma coisa está errada. Você está deixando o esforço de lado. Por exemplo: "bem, já sei que sou mal em História, não estou entendendo nada do conteúdo, e então não fará diferença se eu estudar ou não para a prova", o que é um típico pensamento, mas bem errado. Caso haja esforço, haverá sucesso: você conseguirá passar naquela matéria com uma nota mais alta, ou simplesmente não ficar de recuperação. Se não houve esforço, faça o possível para que ele esteja presente nos trimestres seguintes!


+Dicas

Lembre que a página "Dicas" está ainda disponível, com dicas úteis para todo o ano letivo.

  • Se você ficou em muitos objetivos, é porque: 
  1. Ou você não estudou
  2. Ou seu método de estudo não está correto
Como já foi lido nesta mesma postagem, todos possuem métodos de estudo diferentes. Portanto, só porque um método funciona para seu amigo ou colega, não significa que ele irá funcionar para você também. Como escolher seu método de estudo? Observe como você consegue decorar o conteúdo: através da leitura, ouvindo ou escrevendo. A partir disto, vá em frente: se for leitura, organize as mais diferentes fontes de estudo e as leia; se for ouvindo, preste atenção na aula e leia em voz alta; se for escrevendo, faça resumos e também post-its para colá-los em volta da sua escrivaninha, em seu armário, etc.

  • Com tal resumo e explicações com dicas e questões reflexivas, você deve ter reparado aonde errou e quais são as suas dificuldades. A partir disso, agora você poderá mudar seus métodos e sua rotina, para conseguir ir ainda melhor no próximo trimestre.
  • Não se esqueça de como é uma boa ideia fazer sua média em cada trimestre!
  1. Some todos as suas notas, de todos os objetivos/matérias (suponhamos que seja 600)
  2. Veja quantas objetivos/matérias são (suponhamos que seja 10)
  3. Depois disso, divida sua nota pelo número de objetivos/matérias (o resultado, ou seja, sua média final, será portanto 60)
Fazendo a sua média, você poderá analisar em qual trimestre seu desempenho foi maior, assim como fazer comparações: houve melhoras ou pioras? 

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