segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ensino Religioso: hebreus > cristãos

No objetivo A2 estamos agora aprendendo sobre os cristãos, que em suma acreditam na vinda de um Messias para salvá-los e novamente trazer paz à Terra Prometida. Enfim, agora o conteúdo passou de judeus para cristãos (logicamente é o motivo do título).
A prova poderá acontecer na próxima ou ainda na outra semana (mas de qualquer forma já estejam avisados), e falará um pouco sobre os motivos dos hebreus – como é normal dizer-se: - “do nada” passaram a acreditar que Jesus era o Messias, e aonde estariam essas comprovações;
O conteúdo pode ser estudado no caderno, na folha 3 que ele entregou no início das explicações e também pela apresentação em PowerPoint presente no site para quem quiser fazer download (na realidade a maioria já teve ter baixado por causa da atividade processual), assim como no resumo do bao, presente abaixo : *-*

RECAPITULANDO: Como todos se lembram, os judeus saíram do Egito para, resumidamente “fugir da escravidão”, e enfim foram guiados por Moises à Terra Prometida, onde várias formas de governo se sucederam, até chegar à monarquia, onde três grandes reis reinaram, mas o que vai importar para nós entendermos o conteúdo seguinte é apenas o que DAVI fez: trouxe paz e abundância à Canaã. Mais tarde, como sabem houve duas grandes diásporas. A segunda (mais importante agora) fez com que os romanos se apoderassem de Canaã. E é aí que entra o segundo trimestre – e o novo conteúdo.

Já que não havia mais no que acreditar, pouca esperança, e pessoas se rebelando contra os romanos, que poucas vantagens deram aos hebreus, que (uma parte) tiveram que sair da sua própria terra por exílio ou apenas para fugir dos tais romanos. Os que permaneceram, contudo, queriam igualmente que a terra voltasse a ser deles, por ser seu próprio direito.
Como poucos estavam interessados em, basicamente fazer o governo romano “parar” com essas bobeiras – o que, cá entre nós é absolutamente impossível – criaram um ser, que se “chamaria” Messias, aquele que traria paz para Canaã, e (o que eles mais queriam) tirariam os romanos do poder, para que os hebreus voltassem mais uma vez a governar.
Vários apareceram dizendo “oi, sou o Messias”, o que fazia com que as pessoas passassem a acreditar nessa tal pessoa, que no final morria sem fazer nada para os judeus.
Até que então, por volta de 4 a.C. nasceu Jesus de Nazaré; obviamente, depois de muitos alarmes falsos, parte da população não acreditou que ele seria o verdadeiro Messias. Em fim, foi só depois dos 30 anos que ele começou a pregar seus ensinamentos, fazer milagres e deixar muitas pessoas intrigadas, com muito mistério, e não chegar direto ao ponto que queriam (como dito antes, tirar os romanos do poder e normalizar mais uma vez o poder dos judeus).
Até onde eles sabiam, Jesus se encaixava perfeitamente em todas as pequenas observações que fizeram sobre sua vinda. Por exemplo, eles diziam que ele descendia de Davi, e vários outros pontos, que, como dito, Jesus se encaixava.
O que eles confirmavam estava
em vermelho, enquanto
o que acreditavam que Jesus
faria, em lilás.

Bem, o movimento de Jesus começou com poucos seguidores, mais foi aumentando aos poucos, enquanto os seus milagres se tornavam cada vez mais “famosos”. Então, como todos sabem, tudo acabou com Judas (Judas (8), rs)
Aí estão alguns grupos judeus na época de Jesus, que estão também no caderno.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...