Os alunos com certeza já sabem que o conteúdo já começou faz tempo, mas que os autores estão super empolgados para mostrar cada vez mais a importância destes dois termos em uma oração, e novamente dar exercícios para ensinar.
Dessa vez esse post está completo: links rápidos para resumos anteriores em outras postagens, as melhores páginas do livro de Língua Portuguesa (resumos e exercícios) e páginas da gramática.
Então, vamos começar.
Resumo
Sujeito e predicado é "separar a frase" entre estes dois termos, identificando o verbo e assim a ação. Quando o verbo é identificado, descobrimos logo o sujeito.
Existem orações sem sujeito. Quando isso acontece ou eles estão ocultos (mas podem ser descobertos conforme a pessoa verbal) e existem os 'inexistentes' (quando realmente não tem como identificar) e nesse caso os verbos não indicam ação e sim fenômeno natural (chover, nevar, etc)
Nas orações SEMPRE existirá um verbo. Caso "não tenha" é considerada uma frase.
É importante identificarmos o sujeito e o predicado para entender o que ele/ela fez, ou entender o que aconteceu (a ação = predicado) com mais facilidade.
Outros lugares de pesquisa
Existem outros lugares para pesquisar o sujeito e o predicado, compreendendo com resumos diferentes. Confira as dicas do Bom Aluno Online.
1ª - Páginas importantes do livro "Ponto de Encontro" (FTD), que falam sobre estes assuntos:
resumo - 159, 153.
exercícios - 160, 161.
saiba mais sobre os sujeitos (e de que forma aparecem) - 156
2ª - Página interessante para ler na gramática ("Gramática, teoria e exercícios" - FTD), e compreender melhor sobre o sujeito e o predicado.
resumo - 238
3º - Datas importantes para revisar no caderno (principalmente 6ªA)
datas - 18/08 (posição do sujeito),03/09 (exercícios de identificação de sujeito e predicado).
Exercícios
ATIVIDADE EXTRA (PONTO DE ENCONTRO)
Faça um exercício no livro citado, junto com o blog. Aproveite!
Abra na página 133 e grife as tais orações:
* "o arrojado espetáculo acrobático que o pintor de paredes Milton de Aragão programara para o Viaduto do Chá";
* "não foi bem compreendido pelo público e pelas autoridades"
* "se encontrava pendurado por um fio de uma altura de quinze metros"
* "se encontrava pendurado por um fio de uma altura de quinze metros"
* "Em vão Milton explicou que não era louco"
* "se especializara na dura profissão de arriscar a pele"
1 - Após as orações terem sido grifadas, as copie no caderno de estudos, e identifique o sujeito e o predicado.
EXERCÍCIOS
1 - Leia o texto a seguir.
"Não era de se esperar novidade à respeito do assunto. Mesmo assim, imediatamente Peter recebeu um telefonema de seu chefe e pelo que informava em sua voz esganiçada e ao mesmo tempo animada, Smith descobrira o culpado do sequestro.
- Mas...como? - interrogou incrédulo. - Isso é impossível.
- Meu trabalho, querido Peter, é descobrir uma resposta para os fatos, e não deixar os clientes de lado, impacientes, recebendo um resultado. Mas fique calmo que eu entendo os seus pensamentos neste momento. Eu simplesmente descobri. Venha o mais rápido possível para o escritório, por favor.
- Não é necessário pedir mais que isso, autoridade! - brincou Peter, enquanto colocava o casaco e pegava a chave do carro na gaveta. Desligou o telefone e fechou a porta do apartamento. Já estava, apressadamente, no elevador."
a) O verbo venha, no texto, se refere a qual sujeito?
b) O trecho "recebeu um telefonema", se refe a qual sujeito?
c) "Eu simplesmente descobri". Identifique o sujeito e o predicado. A quem o pronome pessoal eu se refere?
Mais exercícios em breve. Respostas mais ainda!
Um comentário:
discover here bags replica gucci her latest blog replica bags look here high replica bags
Postar um comentário