quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Português - resumo&exercícios

Hoje temos o objetivo de trabalhar sobre o conteúdo do 3º trimestre, o SUJEITO e PREDICADO. Está postagem tem um resumo sobre o assunto e dicas de como identificá-lo em uma oração. Além disto, não se esqueçam de conferir os exercícios no fim do post e copiá-los no seu caderno de estudos ou imprimí-los. Respostas em breve.

Sujeito e predicado
Sujeito e predicado são formas de "dividir" uma oração em duas partes: sujeito (a qual localiza-se a pessoa ser ou coisa que fez a ação) e o predicado (a ação que o sujeito fez). É muito importante informar que isto só pode existir em uma ORAÇÃO já que nem sempre frases possuem verbo. Observe a diferença entre oração e frase:
FRASE - a frase normalmente informa sobre algo; pode possuir um verbo ou não.
Ex.: "Perigo" e "Cuidado ao descer da escada"
ORAÇÃO - uma oração só pode ser considerada oração quando possue verbo, conjugados ou não. Caso contrário não é considerada uma oração e sim uma frase.
Ex.:  "Cuidado ao descer da escada"
Agora que sabem a diferença entre frase e oração, vamos continuar o resumo.
Só se pode definir o sujeito e o predicado se você sober atentamente o que é um VERBO - amar, andar, falando, aconteceu, cair, fugir, por, decompor, etc. E só se pode conhecer o sujeito se indentificar o predicado, que é a parte da oração onde têm verbo.
Observe passo a passo como identificar o sujeito e o predicado de cada oração.

1 - Leia a frase do exercício com atenção, para que, na primeira leitura, você logo indentifique o verbo da frase.
"Parecia que de dia a lua era uma mentira"
2 - Grife o verbo para não esquece-lo, já que irá usá-lo no decorrer do exercício.
"Parecia que de dia a lua era uma mentira"
3 - Assim você encontrou a parte essencial do predicado. Mas, para saber perfeitamente todo o predicado você precisa conhecer o sujeito. E agora, basta fazer uma pergunta ao verbo: Quem que "parecia que de dia era uma mentira?",com a resposta em mentes, grife de outra cor o sujeito.
"Parece que de dia a lua era uma mentira"
4 - Já que normalmente o sujeito é acompanhado de um artigo ou pronome (pelo menos na maioria das vezes) é necessário saber que o artigo "a" que antecede a palavra lua, grifada de laranja, também faz parte do sujeito. Agora grife o sujeito e o predicado, com cores diferentes.
"Parece que de dia a lua era uma mentira"
5 - Você finalizou o exercício.


Confira os melhores exerícios para você estudar!

1 - Procure em um livro, revista, ou jornal alguma frase que tenha verbo (ou simplesmente uma oração) e identifique o sujeito e o predicado.
2 - Analise as frases a seguir. Identifique o sujeito e o predicado.
a) A garota se sentou.
b) Na hora de dormir, Rodolfo precisava descansar.
c) As horas mentiam para Giovana.
d) Paola não fazia ideia das mentiras da sua irmã, Pietra.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...