Português - 2º trimestre
As melhores dicas, os melhores resumos
Bom Aluno Online
Hoje você irá conferir um resumo básico da morfologia em que atualmente aprendemos.
O conteúdo principal:
A morfologia. Ela existe para entendermos as palavras - o que é um substantivo, verbo e adjetivo, por exemplo - e para depois aprendermos ainda mais os termos aprendidos na Sintaxe.
Porém, não é uma simples "morfologia", já que ela abrange diversas classes de palavras. Confira:
* Pronome
* Adjetivo
* Substantivo
* Preposição
* Verbo
* Advérbio
* Contração/combinação (que neste post não será explicada e sim em outro, separado)
Estudem o básico na gramática. Existem exercícios no livro e no caderno - às vezes na gramática também.
Passo a passo:
* Pronome
O pronome é aquele que sem mais nem menos substituí o substantivo em questão. Observe a comparação entre as duas frases a seguir:
sem pronome: "O Victor chegou em casa. O Victor foi descansar; depois de descansado o Victor foi fazer a lição e depois de tudo o Victor estava cansado de dovo e dormiu novamente."
com pronome: "O Victor chegou em casa. Ele foi descansar; depois de descansado ele foi fazer a lição e depois de tudo ele estava cansado de dovo e dormiu novamente."
Notem que a frase continua com o mesmo objetivo: mostrar a quantidade de coisas que o personagem, Victor, fazia. Porém, com os pronomes, a frase já não se torna tão enjoativa, e assim nota-se também o verdadeiro motivo/uso do pronome.
Mesmo assim, os pronomes se classificam entre vários outros. Veja:
- Pronome pessoal do caso oblíquo
- Pronome pessoal do caso reto
- Pronome possessivo
- Pronome demostrativo
- Pronome interrogativo
Entre outros. Se quiser saber mais e estudá-los pesquise-os mais na gramática e confira uma diferente explicação.
* Adjetivo
O adjetivo dá caracteríscas a um substantivo. Observe também estas duas frases:
sem adjetivo: "Um menino, certa vez, foi até o ponto de ônibus. Escolheria o certo e em trinta minutos chegaria na escola."
com adjetivo: "Um menino de olhos castanhos e cabelo encaracolado, totalmente uniformizado - dos pés a cabeça -, certa vez foi até o ponto de ônibus. Não parecia atrasado, e pelo contrário estava adiantado e esperou com extrema paciência. Escolheria o ônibus certo e em trinta minutos chegaria na escola, que estaria decorada para volta às aulas. Queria que a cor verde e apagada mudasse."
Nota-se uma grande diferença entre as duas frases. Obviamente a primeira foi feita com muito mais facilidade, já que não era necessário o uso dos adjetivos. Porém, a segunda foi muito mais elaborada, e com isto o leitor pode perceber diversos detalhes que não estiveram notáveis na primeira oração.
Exemplos: bonita, verde, azul, rosa, colorida, iluminada, escura, suja, limpa, etc.
* Substantivo:
Uma das primeiras classes já estudadas. Muito apressadamente, podemos responder que dá nome aos seres - qualquer ser. Uma "abelha" é um substantivo. Um "carro" é um substantivo. E a "Ana" é um substantivo. Alguns exemplos já foram citados.
* Preposição:
A preposição liga dois ou mais termos em uma oração. São palavras fáceis e curtas, mas que fazem total diferença como pode ser comparado nas duas frases:
sem preposição: A menina foi o Monte Negro e o dia 20 nunca mais retornou. Claro que vale a pena aguardar pela sua volta o seu material escolar. Pois afinal no Monte Negro fica a CASA DO TITIO, como é chamada."
com preposição: A menina foi para o Monte Negro e desde o dia 20 nunca mais retornou. Claro que vale a pena aguardar pela sua volta com o seu material escolar. Pois afinal no Monte Negro fica a CASA DO TITIO, como é chamada."
Agora vamos observar atenciosamente. Diferente das classes gramaticais vistas nos resumos anteriores, uma frase sem preposição altera totalmente o seu sentido, sem que o leitor nada entenda.
* Verbo:
Pode indicar uma ação (o que é o mais comum de se encontrar): andar, pescar, passear, caminhar, buscar, pesquisar;
Pode indicar um Fenômeno da Natureza: chover, nevar, gear;
Pode indicar um estado: estar;
* Advérbio:
É utilizado para dar circunstâncias ao verbo. Afinal, ela correu, mas correu devagar ou rápido? Longe ou perto? Assim ela já dá algumas "características":
"Ela correu." ou "Ela correu devagar", mostra uma grande diferença para o leitor.
Exercícios de Português
* tarefa própria para o caderno de estudos
1 - Encontre no texto três verbos de ações, dois de fenômeno natural e um de estado.
"No fim, eu e minhas amigas pudemos ir para o shopping. Lá nos divertimos numa loja de roupas de criança, onde comprei alguns macacões para o meu futuro irmão. Por fim, depois de muita ansiedade, pudemos ir para o cinema.
Depois do filme lá fora o tempo não estava mais cem por cento. Geava e chovia ao mesmo tempo. Pensei na neve e vi que não estava muito bem pensando nisto não faziam nem menos de 10 graus e a umidade estava a 56%. Impossível!"
2 - Escreva três frases com um dos verbos encontrados no texto - que pode ser no infinitivo, gerúndio, particípio e indicar fênomeno ou ação. O modo e o tempo pode ser modificado.
3 - Classifique as palavras a seguir.
a) aqui
b) elas
c) muito
d) para
e) um (um cavalo)
f) onde?
* saiba, com atenção, as formas simples de estudar
A Língua Portuguesa não exige totalmente uma atenção mais reforçada, mas é muito importante que exista colaboração de si mesmo. Pense que se você se distrair, facilmente perdera a explicação e o resumo de Português.
A concentração é muito necessária, principalmente em provas. Deixamos a dicas de às vezes 'fingir' que exercícios simples passado pelo seu professor possam ser uma avaliação 'para casa', e depois tire as suas dúvidas.
A correção é uma hora totalmente importante, e assim você verá o que errou e porquê errou. Peça a ajuda de seu professor ou tire suas dúvidas, já que este é o melhor momento para isto.
As tarefas de casa podem servir como um estudo. Leia várias vezes e tente entender aquilo que não foi compreendido; aos poucos deixe a gramática de lado e só a usa em consultas urgeeentes ou quando foi pedido pelo seu professor.
Faça exercícios regulares em seu caderno de estudos. Ou inventados por você ou disponibilizados pelo blog.
Estude diariamente, ou "aula dada, aula estudada" de forma que estude em todos os dias que tem aula de Português.
Sempre que souber que a prova está próxima estude muito mais do que o normal, com mais exercícios do que na rotina.
"Estudando, aprendemos, e interpretamos a vida lá fora"Disse a leitora A.P, mandando por e-mail. Faça você também uma frase dessas, uma postagem, ou uma opinião sobre o blog. Basta enviar para isabela.prochmann@yahoo.com.br !
Um comentário:
h6u62n6g17 m8m94e3b98 u4j08n6b04 w5a06d9s80 f1m30q1s09 g3h13t7p39
Postar um comentário