sexta-feira, 14 de maio de 2010

É amanhã! : 15/05 | Dicas aleatórias para os estudantes

Como muitos realmente já sabem, no dia 15/05 (15 de maio) iremos conferir os resultados do 1º trimestre. É muito simples ficar sabendo - e é a partir de amanhã - basta ir no site, fazer seu login e descubrir - ok, até essa parte, ok -, mas apesar disto, o nosso "assunto principal" ou talvez "motivo principal" para estarmos visualizando o site é para saber suas notas.
Felizmente, todos já sabem quem ficou em recuperação - ou pelo menos, você sabe se ficou em recuperação em alguma matéria, ou não -, portanto, a maioria das notas vai ser acima de sete - ou pelo menos, aquelas que você não ficou em recuperação.
Para nós, do Bom Aluno Online, o boletim pode virar outra postagem! -  como já virou - além de vocês terem recebido a "notícia", que todos já sabiam estaremos fazendo diversas explicações para você ir melhor  no segundo trimestre (ou para outros estudantes, segundo bimestre/ terceiro bimestre). Acompanhe as dicas:

Obs.: dicas diferentes podem ser conferidas em postagens anteriores;


Como ir bem nas avaliações

Para isto, como uma história/existe sempre um começo, meio e fim. Não basta simplesmente estudar ou "só" prestar atenção na aula. Você precisa fazer tudo, tudo que é necessário para tirar notas boas: mas não é realmente isto que importa. Depois de começar a fazer tudo o que foi pedido, ou quando realizar nossos conselhos - os do Bom Aluno Online - compare suas notas anteriores (até mesmo do primeiro trimestre, que sairão em breve e a maioria já saiu);
Okaay, siga-as:

Preste antenção na aula: preste atenção nas explicações de tarefas e de como é respondido ou resolucionado os exercícios; entenda a matéria e tire rapidamente suas dúvidas. Durante as aulas, esqueça das suas amizades - no sentido da conversa - não pense que seu melhor amigo está do seu lado e você tem uma novidade importante, esqueça-a e lembre-se que existe tempo para isto.
Esqueça as distrações.
Estude: aula dada, aula estudada: exatamente! Não pense que isto é impossível ou "tenho aula de basquete hoje, não vai dar", por exemplo. Claro que é possível estudar no mínimo duas ou três matérias por dia - dependendo das que você tem no dia e que dia você se encontra - e depois, faça a lição. Revise o conteúdo passado no dia e inicie as lições que também foram dadas no dia, ou seja, adiante as tarefas.
Faça previsões: :O ! É simples "prever" que uma prova está próxima - quando ela é surpresa -, ou ao mínimo destacar os dias, em sua mente, em que existe possibilidade de prova de alguma matéria.
Para isto, basta estar por dentro do conteúdo. Alguns professores, dizem: "o nosso conteúdo já acabou", em outras palavras. Porém, alguns não dizem quando o conteúdo terminou. De qualquer maneira isto é questão de reparar e relacionar a matéria anterior.
Revise, faça exercícios e "pré-provas": depois de ficar sabendo que alguma prova está próxima, é hora de revisar todo o conteúdo que você já aprendeu e já deve ter estudado/revisado. Então, você pode fazer exercícios como revisão, ou pode ao menos repassar os olhos nas páginas do conteúdo e lê-las. A tal "pré-prova" só ocorre depois de você ter revisado e feito exercícios para cada assunto ou adequação diferente. Então, depois, você prepara uma prova, para si mesmo - ou pede para alguém preparar -, que tenha nota e exercícios compatíveis/iguais os que já foram realizados em sala.
Assim, você verá quanto poderá ter tirado: sua possibilidade de acertos, aquilo que você mais errou, etc.
Depois revise ainda mais aquilo que você errou, lendo e estudando cada vez mais.
Prooonto!: você está pronto para qualquer avaliação!

Para que estudar ? :o

Definições feitas pelo Bom Aluno Online para auxiliar na dúvida.

Realmente, já deve ter ouvido falar que estudar faz "parte da vida", assim, podemos dizer que o estudo estará presente em todos os dias/anos de nossas vidas.
Então, podemos entender o nosso estudo atual como um treinamento para formos adultos? Ahmm, eu acredito que não, já que, provavelmente, quando crescermos, o estudo não estará tão presente em nossas vidas, porém, estará sempre por perto :D
Assim, podemos dizer que o estudo é uma preparação para sermos alguém - alguém que saiba fazer uma frase e contar 1+1 -, mas não só alguém que saiba aprender, mas que saiba entender as ações que ocorrem no mundo, como os fenômenos naturais, ou uma compra na loja de sapatos.
Afinal, a "Vida é uma Vírgula", como diz a novela - apesar de poucos  entenderem o significado de tudo isto -, já que significa que a maioria das coisas não tem ponto final. Talvez tenham, mas normalmente, ocorrem mais explicações e propriamente vírgulas depois dele.
Assim temos que sobreviver! Se adaptar desde é necessário e importante!
A dica que deixo, é a seguinte: estude, revise, aprende, avalie, entenda. Se você não seguir as simples palavras, no futuro - provavelmente no Ensino Médio - como será o seu estudo? como será sua revisão das matérias? como estará seu aprendizado? como você vai estar avaliando as coisas da vida? como você vai estar entendendo as matérias?
Gente, as respostas só serão boas se agora forem boas - então continuarão boas - as respostas só serão ruins se agora forem ruins - então continuarão ruins.
Explicações: Se você se adaptar ao seu estudo, sua forma de revisar, aprender, aviliar e entender, com certeza, nos anos que estão por vir, você se saíra melhor! Entenderá melhor, pois já se adaptou na hora que era para se adaptar.



Assim você se tornará:



Um Bom Aluno!


Obrigada

Dúvidas? Poste um comentário!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...