Dicas

Aqui, como já dito em postagens do blog anteriormente e aguardado por alguns de nossos leitores, estarão diferentes dicas, que poderão ser úteis durante todo o ano letivo. Elas são de uma forma simples de compreensão, sempre bem resumidas. O assunto principal estará sempre ao lado do número do tópico, em negrito. Desta forma será uma maneira muito simples selecionar o que você precisa com muita necessidade saber ou não. As dicas estão aqui aleatoriamente, ou seja, sem um padrão para ordem alfabética ou por assunto principal. Pelo contrário, todas são importantes, e ao segui-las, você poderá atingir um bom desempenho no final do ano. 
Número de dicas: 16
Página última vez atualizada no dia: 01/04/2012


1º - Tenha um tempo para estudar:
Mesmo que não goste, mesmo que “não tenha tempo”, você precisa dedicar alguns minutos (15, 30, 45 minutos) dependendo da sua dificuldade.
2º - Lembre-se do seu propósito:
Neste caso você entendeu a dica 1, mas simplesmente não sente vontade alguma de segui-la. Lembre-se que, por mais que você não queira, você é um estudante! Este é seu objetivo agora. E se não estudar? Como irá chegar aos 17 anos no vestibular? Como conseguirá ter o emprego dos seus sonhos? Lembre-se disso.
3º - Se esforce:
O esforço é necessário em todos os casos. Na hora de fazer uma prova, quando não se lembra da resposta. Na hora de fazer lição, nos últimos minutos antes de dormir, por não ter uma hora mais adequada e estiver cansado. Na hora de estudar. Você precisará se esforçar. Para querer tirar uma nota acima da média numa matéria com conteúdo difícil. Para ler um livro de mais de 200 páginas. É necessário esforço.
4º - Não se distraia:
E para ter atenção, obviamente, é necessário não se distrair. E com certeza existem objetos que lhe distraem. Que tipo de objetos? Isso depende. Para alguns, uma borracha, ou uma caneta. Para outros, o amigo do lado; conversas. Para ter atenção, é necessário acima de tudo não se distrair, e evitar objetos e conversas.
5º - Como ter atenção:
Além de acima de tudo não se distrair, é necessário dar devida atenção à regra número 3: se esforce. O esforço é também necessário nestas horas, sendo que, dependendo de como anda o cansaço ou o sono, se torna cada vez mais complicado prestar atenção. Porém, lembre-se que você está ali, e precisa entender o conteúdo. Esqueça-se de conversas com seus amigos; corrija as tarefas; faça perguntas ao seu professor. Tudo isso é bastante importante, e mais tarde será perceptível como fará diferença para você.
6º - Corrija as tarefas:
Isso até foi citado no tópico anterior, mas com poucas informações a respeito. Enfim, sem mais delongas, é bastante importante que você corrija as tarefas, juntamente com professor e colegas. Tão importante quanto prestar atenção nas primeiras explicações a respeito do conteúdo. É dessa forma que você aprenderá com seus erros, fazendo algumas anotações (por exemplo: “esqueceu-se de dividir a fórmula”), e círculos nos erros com canetas coloridas. Não é necessário apagar. Pelo contrário, é muito mais interessante manter os erros ali, colocando a resposta certa ao lado. Assim você faz comparações, vê se erra isso sempre, e se já errou isto em outras atividades. Assim será mais fácil, quando você revisa o caderno, estudar (“bem, se eu errei isto uma vez, é provável que eu erre de novo, então é melhor eu decorar e entender direito”).
7º - Faça anotações:
As anotações são tão extremamente importantes quanto o que o professor coloca no quadro, para copiar no caderno. Afinal, quando você está realmente prestando atenção no que o professor fala, consegue perceber que ele está complementando o que está no quadro – e, desta forma, percebe-se que o que está escrito no quadro é apenas uma base, um resumo. Desta maneira, é interessante fazer anotações. Tome notas – utilize uma caderneta, uma agenda ou seu próprio caderno. Mas cuidado. Você deve anotar o que realmente acha importante, e não uma frase completamente idêntica ao que acabou de copiar. Além disso, não anote apenas os comentários dele(a). Repare também nas perguntas de seus amigos, que às vezes, coincidentemente, são também suas dúvidas. Preste bastante atenção, também, quando ouvir palavras como: “uma pergunta parecida caíra em prova” e de vez em quando, ao professor explicar um determinado tópico ou texto e dizer: “e isso é importante”, faça o possível para marcar aquele parágrafo, aquela pergunta, etc.
8º - Não tome nota em hora errada!:
Frequentemente, quando o professor está dando a sua primeira explicação a respeito do conteúdo novo, ele coloca algumas informações no quadro; cálculos, fórmulas, desenhos; porém, não é aconselhável copiar. É de muita facilidade deixar de prestar atenção apenas para copiar tal desenho. Além disso, normalmente esses gráficos no quadro são extremamente confusos ao serem vistos mais tarde, folheando o caderno – isso significa, então, que você está apenas entendendo por causa da explicação adicional do professor.
9º - Deixe o caderno organizado:
Deixando o caderno sempre organizado você poderá ter mais vontade de estudar, e com certeza a leitura se tornará bem mais simples. Afinal, um caderno com capricho é totalmente o contraste de um sem.
10º - Cuide bem dos seus materiais:
Generalizando, é importante deixar todos os materiais organizados, não apenas o caderno. Cuidar da agenda, dos livros didáticos e não didáticos, também é importante. Dessa forma, como dito no tópico acima, será possível que você adquira uma mínima vontade de estudar, por ver o capricho e os conteúdos sempre bem anotados, em letra legível e canetas coloridas.
11º - Na hora da prova:
Antes de tudo, para a realização de uma prova é necessário concentração, sem nervosismo. Anote no final da prova ou aonde preferir, à lápis, algumas informações mais complicadas que você se lembra - as que envolvem números, fórmulas matemáticas longas ou alguma definição que você facilmente se esquece - e enquanto desenvolve a prova, volte para tais anotações, faça complementos e desenvolva as frases já escritas.
12º - É fácil "adivinhar" que tem prova:
Um aluno que presta atenção nas aulas, lê caderno e livro com frequência e está sempre ciente dos conteúdos, número de objetivos e quando foi a última prova (ou se já teve prova ou não) tenderá a achar muito fácil descobrir quando tem prova. Mesmo assim, é obviamente apenas uma hipótese. Pode ser que a prova aconteça naquela aula ou não. De qualquer forma, é bom estudar diariamente e com grande frequência, principalmente as matérias que mais tem dificuldade.
13º - Adeus, preguiça:
A preguiça é um dos principais motivos para poucos fazerem tarefa ou estudar. Desta maneira, é importante esquecer dela, e lembrar-se que, muito mais importante do que ficar no computador ou na televisão, é estudar. Pense que, caso você não estude, a possibilidade de você ficar de recuperação será sempre maior. E, se você tem tanta chance de ficar de recuperação, tem tamanha chance de reprovar. E, pense: aprender tudo novamente, estudar tudo mais uma vez no ano seguinte, dar adeus aos seus amigos que passaram de ano, para quê? Para que tudo isso se você pode estudar agora? Pense nisso.
14º - Na hora da prova 2:
Durante a prova, busque realizar primeiro os exercícios mais fáceis. Se optar por fazer o contrário, você perceberá que ficará muito mais tempo em apenas um exercício. Pense no seguinte: melhor deixar um exercício que não sabe sem fazer, do que quatro que sabe mas não teve tempo de escrever.
15º - Deveres antes, direitos depois:
Isso pode parecer clichê, mas se você for perceber e analisar com calma, verá que é uma forma muito simples de ser adotada no seu dia-a-dia. Se você começa pelos direitos, ou seja, pelas suas diversões, você praticamente não verá a hora passar e muito menos se lembrará que possui deveres para fazer. Por este motivo, se você começar a tarde já fazendo suas tarefas e estudando, observará que tem mais tempo para se divertir, e não precisará se preocupar com tarefas e estudo.
16º - Estude e faça tarefas pausadamente:
Estude durante 40 minutos uma única matéria, e depois faça um pequeno intervalo de 5 a 15 minutos. Mas lembre-se: fique longe de televisão, computador, jogos, e qualquer coisa que te distraia. Utilize o intervalo para relaxar, tomar uma água e se alimentar. Observação importante: só faça intervalos quando realmente tiver terminado de estudar e feito lição de determinada matéria. Isto porque, ao voltar, você não precisará retomar completamente o assunto, deixando-o mais cansativo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...