quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Provas. Lição de casa. Conteúdo. Estudo.

Nós, do blog, tomamos a iniciativa de conversar com vocês sobre estes assuntos, mantendo todos ligados nos assuntos do colégio, com dicas de auto-ajuda para todos os leitores prestativos :)

Provas. Lição de casa. Conteúdo. Estudo.

Muita gente se debate, xinga e fala mal dos professores sobre lições de casa e provas - sem nenhum sucesso, obviamente. Para quê se debater, às vezes, sobre um assunto que na verdade é obrigatório?
Porque, na verdade, é importantíssimo você ter algo para fazer em casa, se lembrar dos assuntos passados no dia, do conteúdo.
Talvez seja mais uma forma de estudo, é claro - e é conforme o ponto de vista das pessoas -, e portanto deve ser feito da maneira mais concentrada possível, buscando absorver tudo aquilo que o professor ou a professora passaram no dia.
Não existe melhor forma para estudar. Se esqueça da véspera de prova. O mais importante é que você saiba tudo adiantadamente, e não receber a prova com um impacto chocante ou inesperado.
Você pode ter se esquecido de estudar, pode ter xingado o professor, falado mal da sala de aula - ou dos alunos da sala de aula - mas do que adianta quando você está ao lado da pior coisa que você já viu na vida: a prova que você nunca esperou; que você humildemente nunca soube que era hoje por falta de organização, responsabilidade ou simplesmente de estudo.
Mas precisamos notar o ponto principal: estudar. O estudo, para você, pode não ser bom, mas é necessário. Amplamente necessário para a sua vida.
E que vida seria a sua sem uma pitada de estudo, lições de casa bem-feitas, ou então um prestar atenção em um professor?
Isso é necessário, e você precisa entender isso, antes de continuarmos. Se entendido, passe para os próximos tópicos.

1. Tudo depende disso
Você nunca virará um médico, dentista, advogado, juíz, corretor de imóveis, ou qualquer outra coisa que você pretende ser. Se você exclamar no seu cérebro "eu vou conseguir do jeito que eu sou" - assim, sem estudo nenhum ou qualquer momento de dedicação ou esforço - você está errado. Erradíssimo, na verdade.
Desde quando você será um bom dentista, por exemplo, sem saber nada das cáries, das doenças, das anestesias, da arcada dentária, dos aparelhos, etc. Como?
Você será simplesmente um inútil. Ninguém te escolherá para nada na vida, e você será um nada.
É difícil, também, encarar a realidade de um futuro distante, mas é necessário. Sua carreira profissional depende de você: do seu estudo, força de vontade, dedicação.
2. Você consegue, sim.
Não adianta, também, dizer a si mesmo que você não sabe de nada, não decora nada, e que tem um futuro 'de burrices' pela frente sem tentar. E também sem conseguir.
Pode dizer a si mesmo que você pode decorar, que você consegue ler o texto de um livro, de uma apostila, ou do seu computador - e propriamente do Bom Aluno Online - pois você consegue. Você tem materiais didáticos, a internet e outros livros e enciclopédias, que poderão te auxiliar no estudo.
Você conseguirá decorar se você souber o conteúdo, a matéria e também saber qual é a maneira perfeita de você estudar - que você deve descobrir, ou então, frequentemente optar por essa tática.
Mas este é o próximo tópico.
3. 'Estudar é chato'
Isso pode ser uma afirmativa clara e direta para você. Mas na verdade, você sabe perfeitamente - ou devia saber - que isso não passa de uma negação para enganar a si, e observar as diversões que estão ao seu lado: computador, jogos e televisão.
Talvez isso tudo seja razoavelmente bom, mas "estudar é necessário", e não significa que você não pode acrescentar diversões ao seu estudo diário - ou que devia de ser diário.
Por que não formar uma música de preposições, por exemplo, para decorar com mais facilidade, ou então relacionar cores a um objeto, ou personagens ao seu estudo.
Isso dependerá da sua criatividade.
4. Personalize.
Você pode personalizar o seu lugar de estudos, ou então seu caderno. Seu simples caderno de estudos.
Que abruptamente pode virar a sua cara, transformando-se em sua personalidade, sem nada daquela 'chatisse de sempre'.
Isso pode fazer com que você aceite que está na hora de estudar, ler ou fazer tarefas de casa.

Agradecemos a sua compreensão e pedimos a sua opinião sobre o que o blog originalmente escreveu. Comente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...