sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ciências - o MAR




A imensidão dos oceanos. 
Os peixes,
As algas,
O gás carbônico

-
Uma postagem repleta de dicasimagens,
com direito a resumo e exercícios,
próprios para caderno de estudos.

-

Ciências - o estudo do mar

Em Ciências estamos aprendendo sobre o mar. Nem mesmo imaginamos a quantidade de seres vivos existente no mar. Naquela imensidão toda, só pensamos nos peixes, na água salgada e por fim nas baleias, nos tubarões e nos golfinhos.
Nem imaginamos quantos plânctos - zooplânctos e fotoplânctos - existem no meio de tanta água. E é para isso que serve esse resumo:
    No mar existem muitos seres vivos. Além disto ele é importante pois ele mantém a temperatura do planeta; grande parte dos alimentos vem do mar e as algas nos ajudam na fotossíntese, e então entendemos quantos benefícios ele traz para a gente.
     Na água do mar, 96,5% é constituída de água e 3,5% de outras substâncias.
    Qualquer tipo de rio ou lago, chega de alguma forma no mar. Ou seja, de qualquer maneira os rios e lagos vão acabar no oceano.
    Comparando todos os oceanos do mundo, podemos notar que as temperaturas são praticamente as mesmas. Em caso de água gelada, ela só está assim por causa das correntes marítimas.
    O oxigênio gasoso é muito importante para os animais marítimos. Quando a temperatura está muito baixa, o gás aumenta. E assim, quando a temperatura está elevada, o gás diminuí.
    A baleia, por exemplo, procura os lugares mais frios, pois lá existirá mais alimentos - já que os peixes preferem estar em um ambiente com bastante oxigênio; alimento para as baleias.
    No mar também existe população e comunidade. População são animais da mesma espécie em uma determinada área, enquanto comunidade são animais de diferentes espécies existente na mesma área.

Nectôns, Bentos e Cnidários

Nêcton é uma comunidade que consegue nadar e se locomover por toda a água salgada, diferente de muitas outras espécies. Bento é uma comunidade totalmente contrária a um nectôn, ou seja, não nada. Porém, está comunidade está dividida em duas partes (os móveis e os fixos), pois existem espécies que não se movem de forma alguma; ou outros que rastejam apenas para fugir de seu predador ou encontrar o seu alimento. Já os cnidários, são seres envolvidos na formação de corais e de águas vivas. É importante informar que não existe coral aonde não tem LUZ.

Como já estudamos anteriormente, os PLÂNCTOS normalmente são seres microscópicos, que não conseguem nadar e nem se locomover, mas que são levados apenas pela correnteza. Podem ser zooplânctos - não fazem fotossíntese - ou fitoplânctos - aqueles plânctos que fazem fotossíntese.

Exercícios básicos (respostas no texto que foi passado)

1 - O que são nectôns?
2 - Assinale a explicação para os bentos.
(  ) são seres que correm na grama
(  ) é uma comunidade de seres vivos que não nadam
(   ) é o tipo de passarinho mais cobiçado da Mata Atlântica. Suas asas podem ser utilizadas para vários fins. No momento em extinção.
(  ) é um cavalo-marinho
3 - Assinale os exemplos mais principais dos cnidários.
(   ) árvores gigantescas de Itu e também moitas para abrigarem carrapatos
(   ) uma comunidade e uma população
(   ) podem ser águas vivas e corais

Como decorar o conteúdo?

Vale de tudo.
O certo é aprender as coisas com total facilidade, absorvendo o conteúdo a cada aula. E também, aula dada, aula estudada. Depois de aprender, vai ficar fácil decorar - se você realmente quiser usar essa palavra. Mas bem, você tem que ver como aprender: você aprende lendo, desenhando, escrevendo, "decorando", fazendo exercícios ou cantando músicas? Tente aprender, então, a forma mais fácil e rápida para você estudar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...