quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Português - resumo, ajuda e dicas

Gente, se você estudar apenas pelo blog vai se dar mal, por isso estaremos dando dicas de como estudar, e onde estudar (coisas importantes), esperamos que isso te ajude, :D.
Estamos aprendendo, primeiramente sobre uma classificação dos substantivos.
Eles, podem ser Biformes, mas também podem ser Uniformes (entra: comum de dois gêneros, sobrecomuns e epicenos), (só para entender o conteúdo).
Biformes - São Biformes os substantivos que mudam (a terminação). Ou seja, menina menino e coisas relacionadas a isso.

Uniformes - Os substantivos Uniformes são aqueles que: mudam o pronome, numeral ou artigo, dependendo do sexo do substantivo; que não muda nem o substantivo nem o acompanhamento; e os animais que são adicionadas as palavras: macho ou fêmea. Acompanhe:

Comum de dois gêneros -
Os substantivos conhecidos como comuns de dois gêneros são aqueles que o que muda é o acompanhamento, que pode variar entre: pronome, adjetivo, numeral ou artigo. Exemplos:
o/a turista
o/a imigrante
o/a jornalista
o/a dentista
Qualquer dúvida, estaremos tirando.
Sobrecomuns -
Os substantivos conhecidos como sobrecomuns são aqueles que não muda absolutamente nada, ou seja, não muda o substantivo e nem o acompanhamento. Exemplos:
a criança
o indivíduo
Lembre-se: O que ocorre é que o substantivo e o acompanhamento no sexo encontrados são utilizados da mesma forma no outro sexo.
Veja:
A criança estava mal cuidada, era um belo menino.
A criança estava mal cuidada, era uma bela menina.
O que aconteceu acima é que utilizamos os memo artigo e o mesmo substantivo para as duas frases.
Epicenos -
Os substantivos conhecidos como epicenos são aqueles que o substantivo não muda, mas é um modo apenas para animais, que o substantivo equivale ao macho e a fêmea.
O que ocorre - Quando quero falar de um jacaré, por exemplo, sendo ele fêmea, acrescento na frase a palavra "fêmea". Observe:
O jacaré macho, não fez nada no dia de hoje.
O jacaré fêmea, não fez nada no dia de hoje.
O que acontece nas frases acima, é que não muda o substantivo nem o acompanhamento, é apenas acrescentado a palavra macho ou fêmea.

Espero que tenham gostado do resumo (:, abaixo as páginas e o que estudar para prova:

Se quiser conferir uma explicação melhor: A página 33 pode te ajudar nisso.

Se quiser conferir exercícios para estudar: Página 34 exercício 3, Página 39 exercício 3.

Datas importantes do caderno: 11/11/09 (explicação sobre substantivos Biformes e exemplos importantes deste substantivo); 18/11/09 (explicações importantes sobre os substantivos uniformes e exemplos importantes, é também importante olhar os exercícios dessa data);


Pode ser pouco conteúdo, mesmo assim é bastante coisa para estudar, e , na grande maioria muitas coisas de tornam confusas.

Gente, qualquer dúvida pergunte, a gente responde (:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...