segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Resumo e ajuda sobre Ciências - prova amanhã

Nós, do blog, estamos sempre tentanto ajudar, dando resumos das matérias e tirando dúvidas. Com Ciências, não poderia ser diferente.
Primeiramente, os conteúdos sobre a chuva ácida, não estarão aqui. É importante que você estude isso pelo caderno, na revisão ou então pelo link localizado nesta postagem.
Como muitos não sabem o conteúdo sobre energia, que também varia bastante, o resumo falará sobre isto.
(o conteúdo de chuva ácida, pode ser visto neste link: http://bomalunoonline.blogspot.com/2009/11/ajudando-e-tirando-duvidas-ciencias.html)

Resumo sobre os CFCs.

Os CFCs, não é um conteúdo tão difícil. Mas, mesmo assim, aqui está um resuminho sobre ele.

CFCs são clorofluorcarbonetos (nominho difícil esse hein?pois é...), estes clorofluorcarbonetos, acabam indo na atmosfera, (conteúdo já estudado), bem na camada de ozônio (localizada na Estratosfera). Os CFCs se juntam com o gás ozônio (o ozônio é um gás), e juntos formam o O2, o oxigênio. O oxigênio não auxilia na atmosfera, (lá não tem ninguém para respirá-lo) e também não é uma proteção contra os raios ultravioletas (como faz o gás ozônio). O que faz com que o aquecimento global aumente, ocorram mais queimadas (tanto de pele, quanto da natureza) e também o câncer de pele.

Representação química (dos gases que estão sendo estudados):

O2 - oxigênio

CO2 - gás carbônico

O3 - ozônio


RESUMO SOBRE ENERGIA *--*

Energia das águas *

Na apostila - Existem várias formas de gerar energia elétrica. Entretanto, no Brasil, mais de 80% da energia elétrica consumida vem de usinas hidrelétricas
A energia elétrica produzida por uma hidrelétrica não é poluente, porque não há queima de combustíveis nem produção de resíduos; entretanto o impacto é grande.
Nota do autor - A energia das águas, é simplesmente a energia hidrelétrica. É um meio de energia, usado com a força das águas. O que ajuda a ter mais energia no local. Qualquer dúvida, estaremos tirando (;

Energia dos ventos *

Na apostila - Os moinhos foram empregados para moagem de grãos, bombeamento de água e para acionar serrarias.
Nota do autor - A energia dos ventos é a energia eólica. Ela é muito utilizada, dependendo do lugar; ela é boa pois não ocorre a queima de combustiveís fósseis nem nada do tipo, seu único problema é que, onde não há vento, ou um local que venta pouco, é muito ruim a utilização dessa energia, é também quase impossível.

Energia do sol *

Na apostila - (nada sublinhado)
Nota do autor - A energia do sol é pouco conhecida e utilizada, ela não é poluente e possuí muitos fatores positivos para isso; o problema é o preço dela. Painéis solares, para colocar no telhado da casa, por exemplo, custa mais de mil reais.

Uma mãozinha na hora de estudar, e por onde estudar:
Estude pelo caderno, reveja os resumos, os fatos, se possível faça um caderno de estudos, estude pelo blog (este pequeno resumo, que nem sempre está na apostila), também pela página 39 (aquele exercício de "adivinhar" sobre qual a melhor energia, dependendo do lugar) e 40 (a página aparenta ser importante, pois mostra as vantagens e as desvantagens de cada tipo de energia estudada). Páginas para estudar: da 21 a 40.

Bom aluno online - O blog que está sempre tentando te ajudar; sempre que necessário.

Qualquer tipo de dúvida, é só postar um comentário, a gente te ajuda (;

3 comentários:

Anônimo disse...

Éer, euu nãao entendii sobree a eneergiia solaar *-*

Isabela Prochmann | @isaprochmann disse...

A energia solar é a Energia do Sol. Colocando uns painéis no telhado da casa (por exemplo), faz com que a casa funcione com a energia solar, o mesmo ocorre com a energia eólica e com a hidrelétrica. (;

Anônimo disse...

Hmm... compreeeendi meeelhoor .-.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...