domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fronteiras e limites

O estudo de Geografia nestas últimas duas semanas baseiam-se nisto. Já foram feitas anotações, atividades em folhas, trabalhos, bem, tudo para você entender perfeitamente bem o conteúdo.
Se ainda está boiando, confira o resumo que o BAO preparou para vocês.
-
FRONTEIRAS E LIMITES
Basicamente, limites são as limitações entre uma região e outra. Bem, quer dizer, entre um lugar e outro pode existir uma parede, uma linha imaginária, um rio, e entre outros aspectos. Ou seja, o limite é separação entre uma região e outra. Os limites podem ser:
- Naturais: os limites naturais são aqueles que não foram criados pelo homem. Exemplos: rio, florestas, bosques, montanhas, cachoeiras, etc., podem separar um lugar do outro.
- Artificiais: São os limites criados pelo homem. Exemplos: ruas, avenidas, postes, placas, muros, paredes, cercas, linhas imaginárias, etc., podem separar um lugar do outro.
Mas não é simplesmente traçar uma linha e, assim criar o limite para delimitar regiões. E é aí que entram as fronteiras. Elas são as características de cada povo/fauna/flora, que habita em determinado lugar. São com base nelas que, por fim, os limites são traçados.
Alguns exemplos de fronteiras: podem ser analisados: cultura, povo, religião, gostos, preferências, cor de pele, etc.
Afinal, são com base de algumas características que podem ser traçadas as linhas imaginárias entre um país e outro, um estado e outro, etc. Mas também podem ser traçados limites em sala de aula. Com base nos gostos literários, nos esportes prediletos, nas cores preferidas, nos programas de televisão mais assistidos, no caderno mais organizado, entre meninos e meninas, entre outros.
LUGAR E PAISAGEM:
O lugar pode ter uma explicação muito ampla para cada um de nós. Observe o significado do mini-dicionário Silveira Bueno:
“LUGAR, s.m. Espaço ocupado; espaço; localidade; cargo; ordem; posição; classe; ponto de observação; circunstâncias especias; trecho ou passo de livro; - geométrico: conjunto dos pontos (do plano ou do espaço) que têm a mesma propriedade”
Em significados relacionados ao nosso aprendizado, um lugar é um espaço com os quais estamos familiarizados, onde temos a nossa identidade, a nossa personalidade.
Diferente disso, paisagem é tudo aquilo que podemos observar ou sentir. Por exemplo: “eu vejo a bolsa da minha amiga; ouço ela conversando com o primo no celular. Parece que ela não quer que ele faça tal coisa; o cheiro é de brigadeiro que a minha outra melhor amiga está fazendo na cozinha. Já estou indo lá ajudar também. Mas estou esperando a Lúcia do telefone.”
Entenderam? É possível ver a bolsa da amiga, ouvir ela falando no celular e o cheiro de brigadeiro da cozinha. Isso é uma paisagem.
E não se esqueçam da tarefa, para esta segunda-feira, de Geografia, sobre paisagem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...